Presidente estadual da CUT entrega pauta de reivindicações na Assembléia

(com fotos)
17/04/2002 20:32

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

O presidente estadual da CUT, Antonio Carlos Spis, acompanhado do deputado Wagner Lino (PT), entregou nesta quarta-feira, 17/4, ao presidente em exercício da Assembléia, Celino Cardoso, a Pauta Unificada da Campanha Salarial, referente ao ano de 2002, que contém as reivindicações dos trabalhadores dos serviços públicos e privados do Estado.

De acordo com o documento, a motivação da apresentação fundamenta-se na necessidade de que o governo estadual redirecione suas prioridades políticas para enfrentar o aumento da desigualdade social.

A CUT solicitou ao presidente do Legislativo, através da pauta, a instalação de uma mesa de negociações entre o governo do Estado, a central sindical e as categorias em campanha. Entre as principais reivindicações estão: serviço público gratuito de qualidade, política salarial sem exclusões ou discriminações, realização periódica de concursos públicos, manutenção de direitos adquiridos, contrato coletivo de trabalho, ampliação da participação da sociedade na elaboração da LDO, planos de carreira para o setor público, agilização na fiscalização do trabalho, não à privatização, redução da jornada de trabalho e investimento em transporte e habitação públicos e em produção rural.

Segundo o deputado Lino, um dos objetivos das categorias também é que o governo passe a disponibilizar dados financeiros sobre o funcionalismo, para que haja a possibilidade de debate. "Até o momento as entidades têm agido de forma individual e, portanto, sem muito respaldo. A CUT é uma força que pretende unificar o conjunto das categorias para desenvolver campanha salarial única."

O presidente Celino Cardoso se propôs a interceder junto ao governo estadual para que tenham início as negociações com a participação das categorias envolvidas na mobilização pela pauta única.

alesp