Assembleia lança IPRS 2008 no 1.º Encontro Estadual de Agentes Públicos

O encontro reunirá prefeitos e vereadores recém empossados, além de secretários municipais e deputados
06/02/2009 20:30

Compartilhar:


Nos dias 11, 12 e 13 de março a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por meio do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), promove, em parceria com a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), o 1º Encontro Estadual de Agentes Públicos. Dentro da programação do encontro, está o lançamento da 5ª edição do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS). O índice agrega dados referentes aos 645 municípios paulistas no biênio 2007/2008 e avalia o desempenho dos municípios em quatro dimensões: riqueza, longevidade, educação e meio ambiente.

O público-alvo é formado por prefeitos, vereadores, secretários municipais e deputados, que assistirão a palestras sobre temas de interesse dos agentes públicos e participarão de debates sobre assuntos afetos às administrações municipais.

Entre os temas que serão abordados no encontro estão: a organização dos Poderes da República; a gestão e o uso do patrimônio público; o processo legislativo; o orçamento público e a Lei de Responsabilidade Fiscal; o desenvolvimento sustentável; as relações entre o político e a mídia; o marketing governamental; a ética, política e cidadania; a nova agenda municipal, o papel da oposição nos municípios; a educação como uma nova função dos legislativos; e agentes públicos pelo fortalecimento da democracia.

A programação completa do 1º Encontro Estadual de Agentes Públicos está publicada na programação na página 4 desta edição, e os interessados em participar do evento poderão se inscrever na página do ILP, acessada no Portal da Assembleia (www.al.sp.gov.br).



IPRS

O lançamento do IPRS-2008 acontecerá na noite do primeiro dia do encontro, 11/3, às 20h, logo após a sessão solene de abertura do encontro.

O índice foi criado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em 2000, com metodologia para a composição desenvolvida pela Fundação Seade. Parte integrante das atividades desempenhadas pelo ILP, o IPRS tem se mostrado uma eficiente ferramenta para o instituto e para o Poder Legislativo paulista no aprimoramento da formulação de políticas públicas, ação fundamental para a melhoria da atuação do Estado em todas as esferas de poder.

Desde a sua criação, os indicadores do IPRS sintetizam a situação de cada município no que diz respeito à riqueza, escolaridade e longevidade. A edição 2008 do IPRS traz uma novidade: além dos indicadores já utilizados anteriormente, por sugestão do ILP, foram analisados também dados relacionados ao meio ambiente. Segundo a diretoria do ILP, estando o instituto sempre aberto às questões que afetam direta e indiretamente a sociedade, não poderia ele deixar de solicitar a inclusão de tais dados no índice, uma vez que o meio ambiente é reflexo de todas as ações da sociedade. "O índice tornou-se, ao longo de suas edições, um importante instrumento para o diagnóstico da situação dos municípios paulistas e para a avaliação dos resultados da ação pública em nosso Estado", explica o presidente do instituto, Roberto Eduardo Lamari.

alesp