Deputado luta para profissionalizar os agentes do meio ambiente


29/05/2008 12:46

Compartilhar:


O deputado José Bittencourt (PDT) vai encaminhar ao Congresso Nacional pedido de profissionalização dos Agentes do Meio Ambiente. A idéia surgiu logo após a aprovação de lei de sua autoria, que denomina as pessoas que fazem coleta de resíduos sólidos recicláveis como Agentes do Meio Ambiente, e determina uma data especial para eles no calendário do Estado de São Paulo, que é o dia 5 de junho.

Além disso, o deputado está empenhado no levantamento de dados sobre cooperativas, associações e sindicatos do ramo de reciclagem, que possam colaborar para que esses profissionais tenham seus direitos garantidos por lei.

A moção de apelo ao Congresso Nacional já está sendo elaborada e, segundo o parlamentar, se a moção for aprovada, essas pessoas terão uma perspectiva de vida muito melhor.

Bittencourt informou que há pesquisas que mostram o crescimento acelerado do setor nos últimos anos, impulsionado por ações de associações sem fins lucrativos, dedicadas à promoção da reciclagem, dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo, como é o caso do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), organização mantida por empresas privadas de diversos setores, cujo objetivo é a conscientização da sociedade, através de publicações e seminários, sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem do lixo, e pesquisas técnicas. Esses programas são direcionados a formadores de opinião, como prefeitos, diretores de empresas, acadêmicos e organizações não-governamentais.

Já existe também um sindicato voltado para a sucata ferrosa, o Sindicato do Comércio Atacadista de Sucata Ferrosa e Não Ferrosa do Estado de São Paulo (Sindinesfa) cujo objetivo é colaborar com os poderes públicos e outras associações que se solidarizem com os propósitos da categoria, no interesse nacional.



jbittencourt@al.sp.gov.br

alesp