Assembléia promove debate sobre lixo radioativo


10/08/2005 09:58

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Ítalo Cardoso



A Assembléia Legislativa vai promover na próxima segunda-feira, 22/8, às 15h, um seminário sobre lixo radioativo. O evento vai debater sobre a precariedade do armazenamento e a falta de informações sobre a periculosidade desse material.

Coordenadores do debate, os deputados petistas Ítalo Cardoso, presidente da Comissão de Direitos Humanos, e Sebastião Almeida, presidente Comissão de Defesa do Meio Ambiente, alertam que um galpão da antiga Usina Interlagos, localizado no cruzamento da avenida Interlagos com a rua Miguel Yunes " zona sul da capital " armazena 1.154 toneladas de lixo radioativo, composto de tório, urânio, resíduos de areia monazítica processada, e das chamadas terras raras, utilizadas na fabricação de componentes eletrônicos.

O debate terá a participação de Fernanda Giannasi, auditora fiscal do Ministério do Trabalho, Ana Maria Xavier, diretora de radioproteção e segurança nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Robson Spinelli Gomes, gerente de meio ambiente e saúde ocupacional da INB (Indústrias Nucleares do Brasil), Goro Hiromoto, gerente do laboratório de rejeitos radioativos do IPEN. Representantes dos bancários, Luiz Marcolino, presidente do sindicato, e Aparecido Sério da Silva, presidente da Afubesp (associação dos funcionários do grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp), também participarão do encontro.

italopt@uol.com.br

alesp