Legislativos de São Paulo intensificam integração


03/07/2003 19:45

Compartilhar:


Da assessoria do ILP

Representantes de 38 legislativos municipais participaram do Treinamento Básico Interlegis, no período de 23 de junho a 4 de julho, na sala Multiuso, localizada no subsolo da Assembléia Legislativa. Técnicos do programa Interlegis monitoraram o treinamento, que contou com o apoio do (Instituto do Legislativo Paulista ILP), do Departamento de Informática e Desenvolvimento Organizacional e do Serviço de Seleção, Treinamento e Capacitação, do Departamento de Recursos Humanos.

O Programa Interlegis, desenvolvido pelo Senado Federal em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), é um projeto de modernização e integração dos legislativos brasileiros, cuja finalidade é a formação da Comunidade Virtual do Poder Legislativo nos âmbitos federal, estadual e municipal, promovendo maior transparência e interação desse Poder com a sociedade. Em São Paulo, 230 Câmaras Municipais participam do Projeto.

Trata-se de uma ferramenta importante para o Programa de Interiorização da Assembléia Legislativa, defendido pela Mesa da Alesp, que pretende articular as várias experiências regionais e criar um fórum de discussão permanente com as várias regiões do Estado, visando o fortalecimento dos legislativos e a implementação de políticas para o desenvolvimento sustentado.

Intercâmbio

A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa também está firmando protocolos de intenções com Câmaras Municipais, com o objetivo de intensificar o intercâmbio e a cooperação técnico-científica e cultural, para o desenvolvimento institucional e de recursos humanos, com realização de cursos, seminários, palestras e outras atividades de interesse comum, a serem gerenciados pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP).

Sidney Beraldo, presidente da Assembléia, durante assinatura do protocolo de cooperação com a Câmara Municipal de Osasco, a primeira a aderir ao Programa, destacou as atividades do ILP, como a promoção de cursos e seminários com a preocupação primordial de qualificar o quadro de funcionários do Legislativo. O deputado afirmou que "vivemos um momento de democracia forte, com dificuldades reconhecidas no campo social. Daí a importância da iniciativa, pois democracias fortes exigem Legislativos fortes".

Na ocasião, o primeiro secretário da Casa, Emidio de Souza (PT), disse que "será muito interessante a parceria, por oferecer aos servidores do parlamento municipal oportunidade para capacitação e especialização adquirida no contato com um Legislativo de atuação muito mais abrangente. Com servidores mais capacitados, a Câmara certamente poderá oferecer melhores serviços à sociedade". Expressou também a intenção da Mesa de firmar convênios semelhantes com outros Legislativos do Estado.

O segundo secretário, José Caldini Crespo (PFL) já solicitou que o próximo protocolo seja firmado com a Câmara Municipal de Sorocaba, sua cidade, e que outros sejam incentivados. "Logo teremos convênios com as 645 Câmaras do Estado de São Paulo", prevê.

alesp