Assembléia recebe participantes da abertura do Agita Mundo 2007

Presidente da Casa participou da caminhada que marcou o início da Semana de Atividades Físicas
02/04/2007 12:13

Compartilhar:


Com o objetivo de buscar uma vida mais saudável, cerca de 3 mil pessoas caminharam na manhã deste domingo, 1º/4, desde o Museu de Arte de São Paulo (Masp) até o pátio do estacionamento da Assembléia Legislativa, que abriu seus portões para receber os participantes do Agita Mundo 2007. Entre eles, o próprio presidente da Assembléia Legislativa, deputado Vaz de Lima, o governador José Serra, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O evento marcou o início da Semana de Atividades Físicas e faz parte do Agita São Paulo, programa da Secretaria estadual da Saúde. Dezenas de municípios em todo o Estado realizaram atividades simultâneas à caminhada e vão desenvolver ao longo da semana programações que incentivam a prática de exercícios físicos, envolvendo cerca de 285 mil trabalhadores e seus familiares.

continuação da primeira página

A Semana de Atividades Físicas do programa Agita São Paulo promete mais movimentação, com a realização do Fórum da Boa Forma Física, no dia 4/4, na Associação Paulista de Medicina, que reunirá parceiros do Agita São Paulo vindos de vários países. Na ocasião também serão lançados dois livros: Boas Práticas do Agita São Paulo (4ª edição) e Perdendo Peso e Ganhando Saúde.

Algumas autoridades deram seu recado ao público presente sobre o que é preciso para ter boa saúde. Segundo o governador José Serra, exercício físico, boa alimentação e distância do tabagismo são imprescindíveis para quem quer viver mais. "Quinze minutos diários de exercício podem garantir uma vida mais saudável. São Paulo quer dar o exemplo a outras regiões do país", disse.

O presidente Vaz de Lima afirmou que a Assembléia estará aberta à Semana de Atividade Física: "Farei tudo o que for possível para incentivar o programa. Vamos agitar São Paulo".

Já o ministro da Saúde destacou o problema da obesidade e informou que, anualmente, cerca de 260 mil pessoas morrem no país em decorrência do excesso de peso e da vida sedentária. "Minha meta aqui é aprender com São Paulo e criar um movimento nacional em prol da atividade física."

Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), contou que no seu segmento também se incentiva a prática de exercícios físicos. "Hoje, foram abertos os Jogos Industriários, com a participação de 72 cidades", anunciou.

Agita São Paulo

Há 10 anos a Secretaria de Estado da Saúde lançou o Agita São Paulo para estimular a prática de atividades físicas. O programa conseguiu reconhecimento nacional e serviu de modelo para o Agita Brasil e também para o Agita Mundo, da Organização das Nações Unidas. Atualmente, ele é coordenado por Vitor Matsudo.

O Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafscs) é parceiro da secretaria na criação do Agita, que tem por objetivo aumentar o conhecimento da população do Estado de São Paulo sobre os benefícios da atividade física para a saúde, tornando as pessoas mais ativas.

Estudantes, idosos e trabalhadores são o público-alvo. Anualmente são realizados diversos eventos para atender a essa população, com ênfase no dia 6 de abril, Dia Mundial da Atividade Física e das comemorações do Agita Mundo.

Quem agita

O Diário da Assembléia conversou com algumas pessoas que participaram da caminhada e do seu encerramento na Assembléia Legislativa. Francisco Acosta Fernandes, 72 anos, coordenador do movimento "Terceira Idade " Viva a Vida", da Vila São José (Diadema), disse que, duas vezes por semana, pratica ginástica junto com um grupo de 57 pessoas. "Faço isso há dez anos e não tenho nenhum problema de saúde."

Com 14 anos de idade, Daniela, Samia, Janaína e Silvia vieram do bairro de Heliópolis, com o professor de educação física da Escola Campos Sales. "Adoramos a aula do professor e viemos com ele participar do Agita."

Alan Barbosa é professor de educação física da ONG Cidade dos Meninos, em Santo André. Ele explicou que há um ano o local recebe cerca de 250 pessoas para a prática de atividades físicas. "Fazemos um trabalho voltado para a comunidade carente, com ênfase na melhor idade."

Participaram da equipe de apoio do evento aproximadamente 70 pessoas recrutadas pelo Celafscs e também pela Unicastelo. Durante a semana vários eventos de incentivo à prática de atividades físicas vão ocorrer em todo o Estado.

alesp