Gondim quer que propagandas eróticas tragam advertência sobre doenças sexualmente transmissíveis


16/10/2000 18:36

Compartilhar:


Preocupado com o aumento dos casos de Aids em todo o país, o deputado estadual Luis Carlos Gondim (PV) apresentou na Assembléia Legislativa de São Paulo projeto de lei que determina a inclusão de avisos sobre as formas de transmissão e de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, inclusive Aids, em locais onde existe um apelo erótico, sensual ou pornográfico. Ele defende uma ampla divulgação das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e destaque para a necessidade do uso de preservativo como única forma segura de evitar as contaminações. Gondim acredita que somente um ataque maciço de advertências sobre o assunto pode conscientizar a população.

No projeto, o parlamentar destaca que os avisos de advertência devem ser divulgados em cinemas, teatros, sex-shops, casas de massagem, saunas, hotéis, motéis e similares. Da mesma forma, devem ser publicados nos jornais e revistas editados ou distribuídos no Estado, por ocasião da divulgação de matérias, fotos e anúncios de conteúdo erótico, inclusive classificados, bem como em locais públicos que contenham faixas, luminosos, painéis, cartazes, banners e outdoors que veiculem mensagem de apelo semelhante.

O deputado Gondim, que é médico, entende que a chamada "indústria do sexo" já se tornou uma questão de saúde pública, uma vez que as propagandas de apelo erótico, presentes em todos os meios de comunicação, incentivam a sexualidade precoce, sem alertarem para os riscos de gravidez indesejada e difusão de doenças sexualmente transmissíveis. "Não se trata de fazer apologia à volta da censura ou ao falso moralismo, mas de coibir os abusos e incentivar a prática do chamado sexo responsável. "Nosso objetivo é chamar atenção para as formas de contaminação e prevenção das DSTs, que vêm crescendo assustadoramente em todas as camadas da população", explicou.

O deputado Gondim desenvolve um trabalho de conscientização voltado para adolescentes na região de Mogi das Cruzes, através de palestras sobre sexualidade, gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis. Na opinião do parlamentar, as campanhas de combate à Aids divulgadas pelo governo federal não têm sido suficientes para provocar uma mudança no comportamento da sociedade a ponto de diminuir sensivelmente a incidência da doença no país.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Luís Carlos Gondim - 3886-6549/6552)

alesp