Monumento a Franco Montoro será doado por ONG à Assembléia Legislativa


04/05/2001 18:06

Compartilhar:


A organização não-governamental Associação de Cultura Democrática Paulista, presidida pelo deputado estadual Vanderlei Macris (PSDB), vai doar à Assembléia Legislativa o monumento A Cultura Democrática em São Paulo, em homenagem ao ex-governador Franco Montoro, morto em julho de 1999. A cerimônia de doação será na sexta-feira, 11/5, às 9 horas, com a presença de diversas autoridades dos governos federal, estadual e municipal.

A Associação de Cultura Democrática conta com a participação de ex-colaboradores do governo estadual de Franco Montoro, entre os quais o presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, e os ministros da Saúde, José Serra, da Educação, Paulo Renato Souza, da Cultura, Francisco Weffort, e o secretário municipal João Sayad.

Ela foi constituída no ano passado por iniciativa do deputado Macris, ex-presidente da Assembléia Legislativa, inicialmente para arrecadar recursos financeiros para a construção da obra. O monumento foi situado na Assembléia Legislativa, no bairro de Ibirapuera, próximo a um dos símbolos da cidade de São Paulo, O Monumento às Bandeiras.

Para viabilizar os recursos, a ONG utilizou-se dos benefícios da Lei de Incentivo à Cultura, conhecida como a Lei Rouanet. Personalidades significativas da sociedade e empresas de grande porte contribuíram com a iniciativa, concretizada sem recursos públicos.

O monumento A Cultura Democrática em São Paulo, construído em concreto, é de autoria do escultor Santos Lopes e tem aproximadamente 8 metros de altura, com destaque para a escultura de Franco Montoro, em bronze. A seu redor, estão dispostas placas, também em bronze, representando o ideário do ex-governador: humanismo; democracia; participação; descentralização; meio ambiente e integração latino-americana.

Na cerimônia de doação da obra, estarão presentes a família do ex-governador, o presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador Geraldo Alckmin, o presidente da Assembléia Legislativa, Walter Feldman, ministros de Estado e outras autoridades governamentais.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Vanderlei Macris - 3886-6956/ 6957)

alesp