Da redaçãoEm reunião realizada nesta terça-feira, 23/10, a CPI que investiga irregularidades nos transportes intermunicipais, sob a presidência do deputado Nabi Chedid (PSD), ouviu o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Pedro Ricardo Blassioli, sobre as atividades daquele órgão estadual.O superintendente afirmou que todas as homologações de concessões de transporte são discutidas em regime de colegiado. "Todos os diretores do Interior participam da homologação."Blassioli destacou que o DER pretende beneficiar o usuário. "Queremos viagens mais baratas e seguras, com a melhoria da frota de ônibus." Ele lembrou que o banco de dados da empresa foi atualizado, para que possa ser feita uma fiscalização mais rigorosa. "Fizemos um convênio para aprimorar esse trabalho nos terminais de ônibus."Segundo o depoente, o número de funcionários foi aumentado em 40% e eles têm recebido treinamento e reciclagem. "Há também o Plano Diretor de Transportes que contempla uma nova configuração das linhas, com o estudo de expansão para regiões inviáveis mediante a compensação com a concessão para locais rentáveis."Ao final da exposição, Blassioli disse que o DER vai inaugurar um serviço 0800 para recebimento de denúncias e que vai pleitear junto às empresas a doação de ônibus com mais de dez anos de idade ao Estado, para o uso como biblioteca e aos municípios, para que estes os utilizem como transporte rural./N+/Denúncias/N-/O superintendente esclareceu que a denúncia da deputada Edna Macedo (PTB) sobre cobrança irregular de seguro de passageiros por empresa de Campinas resultou na autuação da companhia. A deputada também falou sobre o número de autuações de outras empresas no último ano, como a Intersul, 400 vezes; a Pássaro Marrom, cerca de 100; e a Samavisa, cerca de 240. O superintendente adiantou que essas concessões precisam ser reavaliadas.Blassioli se comprometeu a responder por escrito a denúncia feita pelo deputado Henrique Pacheco (PT) de que o DER procedeu a desapropriações de favelados em áreas próximas à avenida Águas Espraiadas e passou os lotes para interessados que depois negociaram os terrenos, sendo que uma pessoa apenas detém mais de três terrenos. O presidente e o relator da CPI alegaram que o tema de Pacheco é relevante mas não pertence ao fórum da Comissão. Os deputados Edna Macedo e Petterson Prado (PPS) lembraram que o colega aproveitou a oportunidade porque é muito difícil conseguir audiência com o superintendente. "Sequer ocorre um telefonema de retorno, estou tentando um encontro há muito tempo", reclamou Petterson./N+/Clandestinos e tarifas/N-/O relator Rodrigo Garcia (PFL) questionou a situação dos usuários quando um veículo clandestino é apreendido e foi informado pelo diretor de Transportes, Ulysses Carraro, de que nenhum passageiro fica na pista. "Se houver linha regular no local, requisitamos um veículo deles e, caso contrário, ligamos para a garagem mais próxima a fim de que um ônibus seja disponibilizado."Ao deputado Pacheco, o diretor explicou que, infelizmente, o DER é obrigado por legislação federal a cobrar tarifa superior à da cidade onde o veículo circula. /N+/Sindicato das Empresas/N-/O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado, Robson Rodrigues, apresentou alguns dados sobre o segmento. "Temos 200 associados e somos responsáveis por estudos do setor e por acordos trabalhistas." Robson destacou que existem cerca de 13 mil ônibus em operação no Estado, destes 6 mil sob a jurisdição do DER, 4 mil sob a da EMTU e 3 mil no Interior. "Atendemos aproximadamente 670 milhões de passageiros em todo o Estado e investimos perto de 600 milhões de reais no setor."Um dado importante apontado pelo presidente do Sindicato é que 40% da tarifa representa custos com impostos estaduais. "Parte desse dinheiro poderia ser usado em melhorias do sistema de transportes."