Projeto dá nome para escola de Jaú


18/08/2008 17:09

Compartilhar:


O deputado Pedro Tobias (PSDB) apresentou o projeto de lei (522/2008) na Assembléia Legislativa de São Paulo, sugerindo que o nome do professor Antonio Terézio Mendes Peixoto seja dado à escola estadual construída no Jardim Padre Augusto Sani, no município de Jaú.

Tobias ressalta que pretende prestar uma justa homenagem a quem deixou várias referências em sua vida pessoal e profissional. "O professor Antonio Terézio foi um colaborador importante para o desenvolvimento da cidade de Jaú, acompanhando de perto o crescimento da região, sempre como um cidadão participativo e interessado nas questões educacionais e sociais, tornando-se bastante conhecido no município", salienta o deputado.

O professor Antonio Terézio nasceu em 25 de maio de 1924, na cidade de Piracicaba, e se criou em Araraquara. Fez seu curso normal na cidade de São Carlos, iniciando sua carreira no magistério em 1944 como professor primário na usina Tamoio de Araraquara, seguindo o exemplo de seus pais. Mudando-se para São Paulo, lecionou no Senai, entre os anos de 1944 a 1949, a disciplina de ciências. De volta ao interior, depois do nascimento de sua filha, passou a dar aulas no Instituto de Educação Caetano Lourenço de Camargo, na cidade de Jaú.

Em 1982, Terézio recebeu o título de Cidadão Jauense e, durante muitos anos, foi professor, diretor e vice-diretor da Fundação Educacional de Jaú. Deixou duas obras publicadas: O Preço de um Sonho (novela) e Reminiscências (crônicas familiares).

Faleceu em 22 de junho de 2004, aos 80 anos, vítima de parada cardio-respiratória.



ptobias@al.sp.gov.br

alesp