Lula vem à Assembléia debater orçamento participativo


31/10/2001 19:30

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, estará na Assembléia Legislativa, na terça-feira, 6/11, a partir das 9 horas, para o seminário estadual Orçamento Participativo, Controle Social do Estado, Participação Cidadã, promovido pela Liderança do PT, pelo Fórum Paulista de Participação Popular e pelo Núcleo de Orçamento Participativo da Assembléia Legislativa. O seminário terá ainda a presença do líder da bancada petista, Carlinhos Almeida, e dos deputados Hamilton Pereira, 1º secretário da Assembléia, e Vanderlei Siraque, autores do projeto de lei, em trâmite na Casa, que institui a participação popular na elaboração do Orçamento estadual. "Nosso objetivo com a realização deste seminário é colaborar com a construção do programa de governo do PT para o Estado de São Paulo como alternativa real ao desastrado governo dos tucanos", declarou Carlinhos.

Já de acordo com Hamilton Pereira, o orçamento participativo é praticado em centenas de municípios e alguns estados brasileiros. Para ele, "o Orçamento é um excelente instrumento para democratizar o uso dos recursos públicos".

Para Vanderlei Siraque, "o Orçamento Participativo é uma forma moderna do Estado discutir com a sociedade a receita e a despesa pública".

Além de Lula, o debate contará com José Genoíno, deputado federal (PT-SP) e pré-candidato do partido ao governo do Estado; Paulo Frateschi, presidente do diretório estadual do PT; Celso Daniel, prefeito de Santo André; Isalene Tiene, prefeita de Campinas; Edson Antonio da Silva (Edinho), prefeito de Araraquara; Maria Vitória Benevides, pesquisadora da Universidade de São Paulo; Austregésilo Ferreira de Melo, assessor técnico do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc); e o especialista Francisco Oliveira.

alesp