Assembléia aprova projeto que institui o Dia dos Consegs


23/12/2003 14:06

Compartilhar:


Da Assessoria do deputado Romeu Tuma

A Assembléia Legislativa aprovou projeto do deputado Romeu Tuma (PPS) que institui 10 de maio como o Dia dos Conselhos Comunitários de Segurança. Criados em 1985 para auxiliar a integração das Polícias Civil e Militar com a comunidade, os Consegs são constituídos por moradores do bairro que se reúnem, mensalmente, para discutir, analisar e apresentar propostas sobre os problemas comunitários relacionados à segurança pública.

"Escolhemos 10 de maio por ser o dia do decreto que instituiu o Conseg e considerar esta data ideal para refletir sobre o papel que os Consegs desenvolvem e a sua atuação", diz Tuma.

O deputado lembra as dificuldades que envolvem a Segurança Pública, mas ressalta o papel dos integrantes dos Conselhos Comunitários de Segurança, que conseguem, cada vez mais, auxiliar e direcionar a atuação das polícias na região, convergindo os interesses dos moradores com os das autoridades policiais, em um verdadeiro trabalho de polícia comunitária. "Esperamos que a aprovação desta data seja mais um passo para que o Governo do Estado encaminhe um projeto de lei que regulamente o papel dos Consegs", conclui.

rtuma@al.sp.gov.br

alesp