Revolução de 1932 é tema de programa de TV


14/07/2003 17:16

Compartilhar:


Da Assessoria do deputado José Caldini Crespo



O deputado estadual José Caldini Crespo (PFL), 2º secretário da Assembléia Legislativa de São Paulo, participou nesta terça-feira, 8/7, da gravação do programa Em Discussão Especial, da TV Assembléia. Comandado pelo jornalista Jorge Machado, o programa teve ainda a participação dos deputados Anna Martins (PCdoB) e Coronel Ubiratan (PTB)-, abordando a Revolução Constitucionalista de 1932.

O Em Discussão Especial foi exibido nesta quarta-feira, 9/7, e reprisado na quinta-feira, 10/7, pela TV Assembléia (canal 12 da TVA e 13 da Net em São Paulo e que, em Sorocaba, é sintonizado através do canal 6 do sistema de TV a cabo).

Tendo como convidado especial o ex-parlamentar estadual e federal, Israel Dias Novaes, presidente da Academia Paulista de Jornalismo e revolucionário de 32, o programa ganhou o sabor de um relato contado pelas palavras de quem viveu a história. "Aproveitei a verdadeira aula de história dada por Novaes para dirimir algumas dúvidas que eu ainda tinha a respeito, principalmente sobre o episódio da morte dos rapazes do MMDC", revelou Crespo, que concluiu que a revolução teve realmente início naquele momento e com aquelas mortes, porque, de acordo com Novaes, um grupo de rapazes resolveu invadir a sede do partido getulista e foi recebido à bala, tendo início o tiroteio ocorrido em 23 de maio de 1932, originando a revolução que explodiria em 9 de julho.

Para o deputado, a Revolução Constitucionalista de 1932 é motivo de orgulho para todos os paulistas, e o 9 de julho deve ser sempre lembrado. "É uma data representativa para todos nós paulistas e a Revolução é um fato que deve ser sublinhado. É um feriado comemorado apenas no Estado de São Paulo, já que aquela foi uma luta dos paulistas pelo retorno da autonomia dos Estados e contra a ditadura de Getúlio Vargas", recordou Crespo.

jccrespo@al.sp.gov.br

alesp