Presidente da Comissão de Educação dará prioridade a salários e plano de carreira do setor


11/04/2005 08:23

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) foi eleita presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, na sexta-feira, 8/4. A eleição traduz o reconhecimento por seu trabalho em defesa da educação e na formulação de políticas para o setor, avalia a parlamentar.

Prandi, que é educadora, já presidiu a comissão por dois períodos, de 2000 a 2003. "Tivemos grandes debates e pudemos formular políticas, principalmente em defesa da qualidade de ensino", afirma. A deputada pretende ampliar essa linha de ação. "A questão salarial e de plano de carreira de professores e funcionários é um dos principais pontos de pauta. A conquista da qualidade do ensino passa pela remuneração digna", ela destaca.

Enfrentamento

Maria Lúcia Prandi é considerada a principal opositora, no Parlamento paulista, da política educacional do governo estadual. "O PSDB fechou mais de 150 unidades de ensino. Houve profundo esvaziamento curricular e redução do número de horas-aula", ela ressalta.

A deputada explica que, após muitas críticas, o governo do Estado ampliou a carga curricular do ensino médio, no período diurno, abrindo a possibilidade do retorno de disciplinas como filosofia e sociologia. "No entanto, o período noturno continua com apenas quatro horas/aula por dia", critica. Segundo a parlamentar, a superlotação das salas de aulas e a extensão da merenda para o ensino médio também devem ser discutidos.

Perpectivas

A deputada pretende debater a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fudeb), que substituirá o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef).

"O governo federal está discutindo e elaborando a proposta do Fundeb, que cuidará desde a educação infantil até o ensino médio e contribuirá para a universalização do ensino e melhora das condições de trabalho de professores e funcionários", esclarece. A parlamentar afirma que os investimentos federais em educação evoluirão dos 18% atuais para 22,5%.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp