Opinião - A força de um soldado


18/03/2010 18:23

Compartilhar:


Na noite da última quarta-feira, dia 17/3, o vice-presidente da República, José Alencar, emocionou e alegrou a plateia que acompanhava o seu discurso durante a entrega do prêmio Faz Diferença, do jornal O Globo. Alencar foi premiado na categoria País e recebeu o título das mãos de Paulo Novis, diretor geral da Infoglobo, e também de Silvia Fonseca, editora do caderno País do jornal O Globo. Na cerimônia, ele afirmou serem boas as notícias sobre sua saúde, já que, segundo ele, tem sido um sucesso absoluto o tratamento ao qual vem se submetendo desde 1º de setembro do ano passado.

Realmente, Zé Alencar é merecedor deste prêmio e de muitas outras homenagens. No ano passado utilizei esse mesmo espaço para prestigiá-lo com o artigo "O parceiro ideal do Brasil", e recebi uma carta de agradecimento na qual Alencar afirma que fica sensibilizado e agradecido com esse tipo de manifestação que, segundo ele, muito o ajuda a enfrentar com ânimo e fé o tratamento ao qual se submete. Hoje, muito me alegra saber que este homem não só prevalece forte, mas também tem vencido essa batalha, e acredito que muitos brasileiros torcem por ele.

O vice-presidente, que luta contra a doença há 13 anos, disse algumas das mais fortes frases de superação que já ouvi, em certo momento ele disse: "Se Deus quiser me levar, não precisa de câncer. Se Ele não quiser me levar, não há câncer que me leva. E tudo indica que Ele não quer me levar agora". Outra frase teve muito destaque na imprensa e mostrou mais uma vez a sua força: "Eu não tenho medo da morte. Entreguei a Deus". E aos que passam por uma situação semelhante, ele disse "Sem desespero. Tem de encarar de frente e nunca desmobilizar".

A força deste homem é algo incrível. Em 1997, aos 66 anos, após um check-up, Alencar descobriu tumores no rim e no estômago. Em 2002, outro check-up deu a notícia: câncer de próstata. Após a posse em 2003, o vice também tirou a vesícula, depois colocou um "stent" para desobstruir uma artéria do coração e também operou uma hérnia. Em 2006, em plena campanha da reeleição, mais um check up e outra má notícia: um tumor suprapartidário. De lá para cá vieram as quimioterapias e novos tratamentos.

Presidente de honra do Partido Republicano Brasileiro, o vice-presidente José Alencar já foi um dos maiores empresários de Minas Gerais, além de senador pelo mesmo Estado. Foi considerado pela revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Sobre a possível candidatura que muitos torciam para que ocorresse, Alencar entoou mais uma frase de força: "Não sou candidato a nada. Sou um soldado do meu partido e não preciso ser candidato para fazer o trabalho que quero fazer pelo meu país".

Zé Alencar, como é bom saber que mesmo após tantas batalhas Vossa Excelência vem obtendo sucesso contra essa doença. Sua caminhada tem mostrado que podemos ser mais fortes que os obstáculos que surgem, mesmo que eles pareçam difíceis de transpor. É uma honra tê-lo em nosso partido e a frente de nosso país.



*Gilmaci Santos é deputado e presidente estadual do PRB. Também participa das comissões de Defesa dos Direitos do Consumidor e de Economia e Planejamento.

alesp