Deputados do PT vão à oficina da CPTM na Lapa e constatam falhas cometidos pela companhia


09/08/2000 16:20

Compartilhar:


Os deputados estaduais José Zico Prado, líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembléia, Carlos Zarattini e Henrique Pacheco, também do PT, estiveram hoje, 9/8, na Oficina e Abrigo de Manutenção da Lapa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

De acordo com os deputados, o abandono é o principal responsável por acidentes como o de 28/7, quando um trem desgovernado disparou da estação Jaraguá até Perus, onde acabou se chocando com outra composição. Para eles, as evidências contradizem a intenção do secretário Cláudio Frederico que pretende vingar a tese de falha humana, responsabilizando o maquinista Osvaldo Pierucci.

Os três parlamentares tiveram amplo acesso à oficina, onde vistoriaram os trens acidentados e verificaram, de acordo com eles, a existência de inúmeras outras composições à espera de reforma. Para os deputados, a tentativa de jogar a culpa sobre as costas de funcionários é um ato covarde. "O secretário está no cargo há seis anos e sequer elaborou uma estratégia para atuação em situações de emergência", disse Zarattini.

A bancada do PT afirma que vai continuar lutando na Assembléia Legislativa pela instalação de uma CPI para que seja realmente investigada a situação dos trens metropolitanos.

O que os deputados verificaram. Durante a visita os deputados constataram a ausência total de investimentos nos últimos seis anos; que não há peças de reposição para as composições (as importadas - requisitadas há mais de um ano - ainda não foram entregues, o que obriga os funcionários a forjar peças na oficina da companhia para fazer "remendos"); instalações antigas, máquinas e equipamentos obsoletos; ausência de um real sistema de segurança (no Metrô, por exemplo, eventuais falhas interrompem a circulação dos trens); falta de treinamento para os funcionários atuarem em situações de emergência;

quadro de funcionários totalmente defasado (não há contratação de substitutos para os aposentados, nem para funcionário em licença médica e/ou de férias);

e funcionários há cerca de cinco anos sem revisão salarial.

Para os deputados, "em resumo, há falha humana na CPTM. Elas nascem no governo estadual e se desenvolvem na direção da companhia".

(Mais informações, ligue para o gabinete da liderança do PT - 3886-6442/6440)

alesp