Edir quer a retirada dos tônicos do mercado


25/05/2001 15:14

Compartilhar:


A deputada estadual Edir Sales (PL) solicitou ao Ministério Público Federal, através de representação, a retirada imediata do mercado de todos os tônicos que contenham álcool em sua fórmula e a apuração de eventuais delitos praticados pelos fabricantes.

A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, que também recebeu cópia da representação, já encaminhou os autos para análise e manifestação do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Consumidor (Cenacon).

"Apesar de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária ter determinado a proibição da fabricação de novos tipos desses produtos com álcool na fórmula, não ficou acertada a retirada dos tônicos das prateleiras das farmácias", disse a parlamentar.

Segundo Edir, uma vez comprovado que o álcool faz mal à saúde das crianças que consomem tônicos, cujas fórmulas detêm cerca de 9,5% de teor alcoólico, esses produtos devem ser retirados de circulação. "Se há legislação proibindo a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos por que permitir a comercialização de tônicos?", questiona a deputada.

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada estadual Edir Sales - 3886-6597)

alesp