Moção favorece trabalhador com mais de 40 anos


22/04/2008 17:39

Compartilhar:


O deputado Roberto Massafera (PSDB) conseguiu, na última semana, o apoio da Assembléia Legislativa para projeto de lei federal que obriga as empresas a manterem em seu quadro funcional até 20% de trabalhadores com mais de 40 anos.

O Projeto de Lei 6.173/05, do deputado federal Vanderlei Assis, tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília. Entretanto, Massafera aprovou uma moção de apoio na Comissão de Relações do Trabalho, posicionando a Assembléia Legislativa favoravelmente ao projeto.

Segundo Massafera, o mercado de trabalho tem sacrificado cada vez mais os profissionais experientes, substituindo-os por jovens trabalhadores com salários mais baixos. Na avaliação do deputado, esta lógica dificulta a reinserção profissional daqueles que tem mais de 40 anos.

"É preciso atentar para o fato de que a população está envelhecendo, o que torna imprescindível aproveitar o trabalho de quem tem mais experiência, de forma que a capacidade produtiva dessas pessoas seja valorizada e que sejam tomadas medidas de estímulo para que as empresas mudem a política de pessoal", justifica.

A moção de apoio será encaminhada aos presidentes do Senado Federal, Garibaldi Alves, da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, e aos líderes partidários do Congresso e pede urgência na votação do projeto.



rmassafera@al.sp.gov.br

alesp