Alunos de Relações Internacionais de Universidade Argentina participam de reunião com deputado Milton Flávio

(com fotos)
24/05/2001 17:22

Compartilhar:


O deputado Milton Flávio (PSDB) presidiu, na tarde desta quinta-feira, 24/5, reunião do Fórum Parlamentar para Assuntos Latino-Americanos, com a presença de uma delegação de professores e alunos do curso de pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade de Tucumán, na Argentina. Os alunos do Instituto para la Integración y el Desarrollo Latinoamericano (Idela) vieram acompanhados do diretor do instituto, Jorge José Torres.

A aproximação entre Brasil e Argentina foram o mote dos discursos de Flávio e Torres. "Esta é mais uma oportunidade de aprofundar nosso conhecimento sobre este grande país amigo", disse Torres. De acordo com ele, "qualquer viagem de estudo realizada na área obrigatoriamente inclui São Paulo, essa grande capital econômica da América Latina. Entre as dificuldades nas relações entre os dois países e, particularmente, entre Tucumã e São Paulo, foi citada a distância e os problemas de transporte e comunicações. Parte do problema deverá ser sanado com a inauguração de uma linha aérea direta entre São Paulo e Tucumán, em julho próximo.

Em seu discurso aos pós-graduandos, o deputado Milton Flávio relatou o trabalho desenvolvido para a criação do Fórum Parlamentar para Assuntos Latino-Americanos, que teve, segundo ele, de vencer resistências na própria Assembléia. Para falar sobre a visão de uma América Latina integrada, Flávio citou o já falecido ex-governador Franco Montoro, "que sempre teve os olhos postos na integração latino-americana e sempre acreditou que nosso futuro estava no futuro do bloco latino-americano". Outro destaque foi dado pelo deputado ao funcionamento da Assembléia, suas comissões temáticas, plenário, pequeno e grande expediente, e ordem do dia.

O deputado fez questão de afirmar que as relações parlamentares entre Brasil e Argentina vão muito bem, apesar dos problemas que têm havido entre os governos executivos dos dois países. "Trabalhamos na contramão do Executivo", falou. Ele complementou dizendo que concessões devem ser feitas entre os dois países, mesmo quando há prejuízos de parte à parte, "mas os interesses sociais devem estar sempre acima dos econômicos".

Milton Flávio, que é o presidente do Fórum e também da recém criada Comissão de relações Internacionais da Assembléia Legislativa, deverá ser o próximo presidente da União Parlamentar da América-Latina, em substituição à senadora argentina Mirta Rubin.

A delegação, composta de 35 pessoas, após a reunião e visita ao plenário da Assembléia, seguiu para o Palácio dos Bandeirantes onde foi recebida pelo governador Geraldo Alckmin.

alesp