Moção apóia regulamentação para acupunturistas


25/04/2002 18:56

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A deputada estadual Edir Sales (PL) encaminhou ao Congresso Nacional moção de apoio ao projeto de lei que regulamenta a profissão de acupunturista.

Edir lembra que cresce no Brasil o uso de terapias fundadas na medicina oriental, com destaque para a acupuntura. "Hoje, a terapia está presente nas melhores instituições ligadas à saúde, como uma aliada ao combate da dor."

Entretanto, a prática de acupuntura ainda não está convenientemente normatizada. "O Sindicato dos Acupunturistas e Terapias Orientais do Estado de São Paulo vem lutando para que a profissão seja regulamentada", observou.

O Projeto de Lei 67/95, que dispõe sobre esse assunto, está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, aguardando manifestação através de parecer.

"Praticamente não existe enfermidade que não possa ser tratada pela acupuntura, uma vez que para a medicina chinesa não existe doença e sim doente", afirmou a deputada, justificando a importância da aprovação do projeto que regulamenta a acupunterapia.

alesp