Acervo Artístico: Com elegância do traço e propriedade da cor, Osmar Koxne cria inscrições rupestres do 3° Milênio


05/04/2005 12:43

Compartilhar:


Emanuel von Lauenstein Massarani

O meio técnico usado por Osmar Koxne para desenvolver o seu discurso é extremamente congenial à temática que se propõe. Com a força de quem deseja transferir o discurso para tempos longínquos, o seu desenho essencial cobre as pegadas usuais do tempo. Os traços, as imagens não parecem tão somente pintados, mas grafitados ou gravados como antigos símbolos sobre a pedra das cavernas e poderão ser reconhecidos futuramente como as inscrições rupestres do terceiro milênio.

A impressão, obtida com refinamentos técnicos, leva a soluções de sabor expressionístico, com referências mágicas. Trata-se de uma pintura que alcança tais objetivos conservando uma certa coerência. Figuras femininas protagonistas desse romance, quase folclórico, se preparam para danças típicas. É o que nos transmite Osmar Koxne com eloqüência técnica, elegância do traço e propriedade de cor.

Sua linguagem é imediata, arcaica e moderna ao mesmo tempo, com todos os elementos positivos de uma pintura séria e renovada. Um feliz encontro de linhas e cores, sob uma luz vivificante, torna eficaz o que é a mensagem, a palavra, a alegria e a angústia do artista.

Na obra "Ginga I", doada ao Acervo Artístico do Parlamento Paulista, o movimento dos personagens se desprega através das flexões dos corpos, nas mãos que evocam um ritmo repleto de sensualidade. Cores quentes e vivas " que somente uma sensibilidade sentida pode perceber e realizar " alcançam, por um caminho natural, o profano e o popular.



O Artista

Osmar Koxne, pseudônimo artistico de Osmar Geraldo Koxne, nasceu em São Paulo em 1968. Pintor, escultor e cineasta, formou-se em artes plásticas, obtendo licenciatura em educação artística pela Faculdade Marcelo Tupinambá, SP, em 1995. Participou ainda de um curso preparatório de cinema de animação na Universidade Federal de Minas Gerais (1988), do curso latino-americano de animação em Montevideu, Uruguai (1990) e um curso de modelo vivo no Centro Cultural de São Paulo (1993).

Participou das seguintes exposições: "Salão de Inverno", na Faculdade Radial de São Paulo; "Salão Agosto com Arte", na Cetrasa, SP; VII e VIII Salão Bienal de Artes Plásticas de Santo Amaro, SP (2001 e 2003); "Santo Amaro Ontem e Hoje", IV Salão de Artes Plásticas, SP; Salão de Artes Plásticas "Cores de Maio", Universidade de Santo Amaro, SP (2002); Salão de Artes Plásticas "Dia Internacional da Mulher", SP; 54° Salão Paulista de Belas Artes, MASP Centro, SP (2003); Salão de Artes Plásticas "Da Panela ao Prato", SP (2004).

Por sua participação em diversos salões de arte recebeu medalhas de ouro, de prata e menção honrosa, por outro lado ganhou o premio especial de animação com criação de curta-metragem.

Possui obras expostas nas Galeria Interioníssimo em Almancil, Algarve, Portugal e na Galeria Spazio Surreale em São Paulo, bem como em coleções particulares no Brasil e em Portugal além do Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho.

alesp