Notas de Plenário


03/10/2006 20:18

Compartilhar:


Grande tema

A segurança pública foi, segundo Palmiro Mennucci (PPS), o grande tema destas eleições. Após discorrer sobre os dispositivos constitucionais que se referem ao assunto, lembrou da obrigação do governo federal de construir presídios. Palmiro acredita que uma boa política de segurança pública necessita da unificação das polícias militar e civil, aliada a políticas que permitam a elevação do nível educacional do povo e melhorem a distribuição de renda.

Veto ao Jacupiranga

O deputado Luis Carlos Gondim (PPS) pediu um esforço extraordinário dos deputados estaduais paulistas para derrubar o veto do governador ao projeto que altera os limites do Parque do Jacupiranga, na região de Mogi das Cruzes. De autoria de Hamilton Pereira (PT) e aprovada pela Assembléia, a alteração proposta traz, segundo Gondim, a possibilidade de desenvolvimento da região do Vale do Ribeira, já que desincorpora da área do parque áreas povoadas e, em contrapartida, acrescenta novas áreas de preservação, não causando prejuízo ambiental. Para Gondim, os municípios paulistas da região não se desenvolvem porque os negócios são atraídos pelos incentivos fiscais oferecidos pelos outros estados.

Retribuir os votos

Pedro Tobias (PSDB), o segundo deputado estadual mais votado em São Paulo, agradeceu os votos recebidos, especialmente nas cerca de 50 cidades de sua região (Bauru). "Vamos retribuir os votos com seriedade e trabalho", afirmou Tobias. "Podem contar comigo como contaram nos últimos quatro anos", prometeu. O deputado afirmou que vai lutar, no governo Serra, pela retomada dos mutirões da catarata e do exame de próstata.

Voto popular

Depois de congratular-se com os deputados eleitos e reeleitos, Simão Pedro (PT) agradeceu à população paulista os 104 mil votos obtidos: "Sinto-me honrado porque foram votos dos setores populares do nosso Estado, dos movimentos populares", disse Simão, destacando os movimentos por moradia, de mulheres, de rádios comunitárias, entre outros. Simão também prestou homenagem aos militantes do PT, que, segundo ele, "seguraram as pontas", defendendo as posições do partido e enfrentando todos de cabeça erguida.

Trabalho árduo

Ricardo Tripoli (PSDB), eleito deputado federal, cumprimentou todos os deputados, os que tiveram êxito e foram eleitos, e os que não foram mas que "lutaram uma boa luta". Lembrou que a Assembléia ainda tem pela frente um trabalho árduo, com a votação da LDO e, agora, do projeto da Lei do Orçamento para 2007, recebido do Poder Executivo no último dia 29. Tripoli também cumprimentou José Serra pela eleição para o governo estadual e lembrou dos cargos públicos que ele já ocupou. "Serra, além de preparado, tem muito respeito pelo Legislativo", afirmou.

Eleição difícil

A caminho do terceiro mandato, Roberto Morais (PPS) agradeceu à população da região de Piracicaba pelos 83 mil votos recebidos. "Foi uma eleição muito difícil", declarou. Para Morais, contra o Legislativo paulista não pesa suspeição de nenhum tipo, em razão de sua transparência, em parte devida, em sua opinião, ao fim do voto secreto.

Único representante

Agradecendo os votos recebidos no Estado de São Paulo, em especial aqueles oriundos da região do Grande ABC, Vanderlei Siraque (PT) informou que, de seu município, Santo André, ele é o único representante, já que nenhum outro deputado foi eleito por essa cidade, nem para a Assembléia nem para a Câmara dos Deputados. "É uma população bastante crítica, politizada, organizada e consciente", disse, referindo-se a Santo André. "Tenho uma responsabilidade maior porque dificilmente o deputado consegue representar (seus eleitores) sozinho", afirmou, pedindo a ajuda de seus pares.

Exemplo de São Paulo

Também eleito deputado federal, Edson Aparecido (PSDB) agradeceu aos paulistas pelo mandato conquistado. "Foi uma campanha importante em que se discutiram propostas para proporcionar à população melhor qualidade de vida e maior justiça social", disse. Aparecido também se congratulou com José Serra pela eleição ao governo do Estado. "São Paulo, nestes anos, deu a demonstração de que é possível governar com seriedade". Aparecido felicitou também Guilherme Afif pelo bom desempenho na campanha para o Senado.

Quebrando barreiras

Prosseguindo no que classificou de "sessão diferenciada, a dois dias da conclusão do processo eleitoral", Jonas Donizette (PSB) comemorou o fato de seu partido ter conseguido cumprir, com certa margem, as exigências da cláusula de barreira: no mínimo 5% dos votos para a Câmara dos Deputados, distribuídos em pelo menos nove estados brasileiros, com 2% do total de votos em cada um deles. Donizette citou ainda o sucesso obtido por seu partido no no Ceará, com a conquista do governo do Estado por Cid Gomes e de uma cadeira na Câmara dos Deputados por Ciro Gomes. "E, em São Paulo, o PSB conseguiu eleger quatro deputados estaduais e quatro federais", concluiu, agradecendo especialmente a seu eleitorado na região de Campinas.

Orçamento do Estado

Edmir Chedid (PFL) ressaltou a importância, neste momento, do trabalho dos deputados na tramitação do Orçamento do Estado. "Com um bom Orçamento, o governador Serra poderá fazer o "ajuste fino" na máquina pública e cumprir os avanços prometidos", afirmou. Chedid agradeceu a seus eleitores, às lideranças políticas e a seu partido " especialmente ao presidente estadual, o atual governador, Cláudio Lembo, e ao secretário geral, o prefeito da capital, Gilberto Kassab. Prometeu cumprir os próximos quatro anos de mandato honrando os votos que recebeu. Chedid lamentou ainda o insucesso de amigos e correligionários, como os deputados estaduais que buscavam a reeleição, Afanasio Jazadji, José Caldini Crespo e Eli Corrêa Filho, além dos candidatos à Câmara dos Deputados Bispo Gê Tenuta e Milton Vieira.

Resolvendo problemas

Hamilton Pereira (PT) cumprimentou todos os deputados que se elegeram e agradeceu aos eleitores que o reconduziram à Assembléia para um quarto mandato, em especial à população dos municípios de Sorocaba, Votorantim, Salto, Itu e Porto Feliz. Hamilton justificou seu sucesso pela atenção com que atende às demandas dos cidadãos, não deixando nenhum caso sem resposta. "Os problemas do povo são a matéria-prima da atividade parlamentar. É na busca de soluções para as dificuldades da população que se deve basear a atualização do arcabouço legal do Estado".

Volta por cima

"Recebemos com humildade o veredicto das urnas", afirmou Nivaldo Santana (PCdoB), fazendo uma autocrítica da atuação de seu partido no Estado, que somente conseguiu a reeleição de Aldo Rebello à Câmara dos Deputados. Santana afirmou que, após 15 de março, vai prosseguir com sua militância em "outras trincheiras", e que seu partido " que deverá passar por uma reorientação " voltará a disputar, assim que possível, representação no principal parlamento estadual do país. Lembrando o samba, o deputado afirmou que é hora de "sacudir a poeira e dar a volta por cima", assegurando que este não foi o primeiro período áspero de sua vida política. Aos seus "companheiros de infortúnio", Santana ponderou que este momento passageiro pode ser o prelúdio de vitórias futuras.

alesp