Exército Brasileiro é homenageado em sessão solene

(com fotos)
26/04/2002 17:43

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A Assembléia Legislativa homenageou, na sexta-feira, 26/4, o Exército brasileiro, por seu dia comemorativo, 19 de abril, em sessão solene, presidida pela deputada Rosmary Corrêa (PMDB). A Mesa foi composta pelos generais-de-Exército Francisco Roberto de Albuquerque, comandante militar do Sudeste, e Luiz Guilherme Terra Amaral, chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste; José Barros Paes, coronel da Reserva, e coronel Paulo Regis Salgado, que representou o coronel Adalberto Silveira Rodrigues, comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo.

A deputada cumprimentou os presentes em nome do presidente do Legislativo, Walter Feldman, destacando que nos tempos difíceis por que passa o país, o espírito de civilidade é imprescindível. "É necessário que cada vez mais se valorizem nossas instituições", conclamou, declarando que o "Exército brasileiro é o nosso orgulho". Ela fez um retrospecto da história da instituição, lembrando a batalha de Guararapes e os nomes que fizeram a glória do Exército e afirmou que o "legado de Guararapes, quando se rompeu com a exploração, pelo sentimento pátrio ferido, é o que mantém coeso esse país continente".

Albuquerque agradeceu as homenagens prestadas na solenidade e lembrou que a parlamentar, como formadora de opinião, presta um trabalho muito importante, pois "destaca o trabalho de nossas instituições em prol da sociedade brasileira". Para o general a palavra-chave no momento é integração. Reportou-se a Guararapes, quando negros, brancos e índios uniram-se contra o invasor, afirmando que "ali nasceu o espírito do Exército brasileiro".

O estudante Newton Toshio Oushi, do 3.º ano do curso Técnico em Informática do colégio Madre Mazzarello, entregou ao comandante militar do Sudeste placa alusiva ao dia do Exército Brasileiro. No plenário, várias grupos de estudantes assistiram à sessão, junto com os oficiais do Exército, praças e oficiais do QG do Comando Militar do Sudeste.

A Banda do Comando Militar do Sudeste executou a "Canção do Exército", encerrando a homenagem.

alesp