Fernanda Petena Magnotta é eleita presidente do Parlamento Jovem 2005

Parlamento Jovem 2005
18/11/2005 15:54

Compartilhar:

1.ª secretária, Marcelly Guerreiro Alberto <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Marcelly Guerrero Alberto04.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 2.º secretário, Luis Eduardo Martins de Oliveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Luis Eduardo Martins de Oliveira02.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernanda Petena Magnotta, eleita presidente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/presFernanda Petena Magnotta0mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Segundo a jovem parlamentar, "o futuro só acontece se agirmos agora"

Após a diplomação dos deputados jovens, o presidente da Assembléia, Rodrigo Garcia, os declarou empossados e procedeu à votação da Mesa Diretora do Parlamento Jovem. As chapas "Agora" e "Por Todos" se inscreveram. Pela chapa Agora, concorreram para presidente, Fernanda Petena Magnotta; para vice-presidente, Guilherme Vedovato Vilela de Salis; para 1.ª secretária, Marcelly Guerreiro Alberto e para 2.º secretário, Luis Eduardo Martins de Oliveira. Pela Chapa Por Todos, concorreram para presidente, Anderson de França Queiroz; para vice-presidente, Flávio de Souza Guimarães; para 1º secretário, Estevão dos Santos Gedraite e para 2.º secretário, Ildegard Junior Silva.

Fernanda Magnotta defendeu a eleição da chapa "Agora" justificando que geralmente o jovem é considerado o futuro, o que não pode ser pretexto para se desconsiderar o presente. "O futuro só acontece se agirmos agora", completou. Em defesa da chapa "Por Todos", Anderson Queiroz afirmou que

"a democracia tem que ser por todos, sem excluir ninguém".

Dos 92 deputados jovens presentes, 45 votaram pela chapa "Agora", 37 pela chapa "Por Todos" e dez se abstiveram. O presidente Rodrigo Garcia passou a presidência para a Mesa eleita, que deu início à apresentação e votação dos projetos.

Partido da Agricultura

Os deputados Douglas Mascaro Ruscito e Eduardo Schneider Nogueira defenderam os dois projetos apresentados pelo Partido da Agricultura. O Projeto de Lei nº 1 de 2005 autoriza a criação do Programa de Incentivo e Viabilidade da Atividade Leiteira do Estado de São Paulo, cujo objetivo é promover a inclusão social e criar alternativas econômicas de geração de renda e de trabalho. O PL 2/2005 dispõe sobre programa estadual de incentivo ao agricultor para ampliar, melhorar e facilitar o recolhimento de embalagens de agrotóxicos dos mais variados tipos e pretende incentivar e ampliar as responsabilidades do agricultor com relação o ambiente.

Com 84 votos favoráveis, quatro contrários e quatro abstenções, os projetos do Partido da Agricultura foram aprovados.

Partido da Cultura

Pelo Partido da Cultura falaram os deputados jovens Diego Carlos de Oliveira, Jéssica Danielle Cala, Juliane Cândida de Oliveira, Luana Honorato Alves, Marcela Albuquerque Zan, Marlon Diego Freschi Valieri, Natália Carregosa Fonseca e Victor Arruda Pereira de Oliveira que defenderam seus projetos.

O PL 3/2005 institui a "Semana Cultural Paulista" na rede de ensino fundamental, médio e universitário, com objetivo de criar oportunidades para despertar o interesse dos jovens estudantes em todos os âmbitos culturais. O PL 4/2005 cria as Associações Comunitárias de Artesãos como incentivo à geração de empregos e promoção de alternativa de renda. O PL 6/2005 dispõe sobre a formação de arquivos municipais com o objetivo de reunir documentos históricos e culturais para consulta, conservação e divulgação. O PL 7/2005 dispõe sobre a obrigatoriedade de cada município do Estado criar, implantar e fazer funcionar o Museu e o Arquivo Público Municipal, com a finalidade de defender o meio cultural. O PL 8/2005 institui a Semana de Resgate da Cultura Paulista e pretende criar meios para preservar a cultura do Estado de São Paulo. O PL 9/2005 dispõe sobre a correção gramatical de placas e anúncios públicos e pretende valorizar, dessa forma, a Língua Portuguesa. O PL 10/2005 dispõe sobre a implantação do Programa Cultural "Memória Viva" que deverá zelar pela preservação das mais variadas áreas de interesse histórico-cultural e promover a democratização do acesso à cultura.

Os projetos do Partido da Cultura foram aprovados por 86 votos e tiveram três votos desfavoráveis e uma abstenção.

Partido de Defesa do Consumidor

Duas propostas foram apresentadas pelo Partido de Defesa do Consumidor: o deputado Bruno Casachi, de Pereira Barreto, sugeriu que unidades do Procon sejam instaladas em todos os municípios paulistas, e o deputado Cláudio Lasso Júnior quer a regulamentação dos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC), evitando que "o consumidor fique pendurado ao telefone, aguardando ser atendido, muitas vezes por pessoas despreparadas e grosseiras".

Partido dos Direitos Humanos

A maior preocupação dos parlamentares jovens da bancada dos Direitos Humanos diz respeito às pessoas portadoras de deficiência. Três propostas versaram sobre o tema. O deputado Jefferson Silva, de Praia Grande, propõe a inclusão da escrita braille nas embalagens dos produtos e nos pontos comercias. A deputada Priscila Kawabata, de São Bernardo do Campo, pede a criação do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais, e o deputado Thiago Ferreira, de Cubatão, quer a construção de rampas de acesso para portadores de necessidades especiais nas escolas públicas e privadas. "Em minha escola, temos um estudante deficiente, que precisa ser carregado para a sala de aula, causando constrangimento para ele e transtorno para os amigos. Precisamos assegurar a ele e aos demais deficientes o direito à locomoção", advertiu Ferreira.

Outro projeto, apresentando pela deputada Aline Soares, de Caieiras, dispõe sobre a criação de mecanismos de amparo às adolescentes mães solteiras, em idade escolar.

Merece atenção, a proposta do deputado Guilherme Roveri, de Araraquara, que dispõe sobre a isenção da realização de provas, exames vestibulares e outras atividades obrigatórias ocorridas no sábado, que é o dia em que judeus, batistas e adventistas do sétimo dia têm seu descanso semanal e não realizam atividades dessa natureza. "Todos têm o direito de professar sua fé", falou.

Outro projeto, "polêmico", no parecer do próprio propositor, deputadoViktor Prado, de Itanhaém, dá direito ao cidadão de opinar sobre sua própria vida, autorizando o desligamento de aparelhos em caso de diagnóstico de vida em coma vegetativo irreversível. "Temos o direito de viver bem e de morrer bem", refletiu.

Nesse sentido, a deputado Wendy de Oliveira propôs que seja obrigatória a inclusão de estudos sobre Direitos Humanos no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo.

Partido do Emprego

Três propostas foram apresentadas pela Bancada do Emprego. O deputado Antônio Branco, de Andradina, propôs a implantação de um Programa Adolescente Aprendiz para geração de emprego para jovens entre 15 e 18 anos. Já a preocupação do deputado Ildegard Júnior, de Embu das Artes, é a inclusão de trabalhadores acima de 40 anos no mercado de trabalho. O deputado Jackson Barbosa, de Jales, propôs a criação de microempresas têxteis para geração de novos empregos. Para efetivar a proposta, o deputado sugeriu que "o governo deve buscar parcerias com empresas privadas para a manutenção das microempresas".

Partido dos Esportes

Duas propostas foram apresentadas pela Bancada dos Esportes. A primeira, da deputada Aline Ladeira, de Itapevi, quer a transformação de terrenos baldios ou não utilizados pelos municípios em centros esportivos e de lazer. A segunda, do deputado Guilherme Hirada, pede a implantação de Centros Paraolímpicos nas cidades com mais de 100 mil habitantes. Segundo ele, "o esporte paraolímpico do Brasil é um dos mais premiados do mundo e, com a criação dos centros, muitos cidadãos vão conseguir superar seus obstáculos e integrando-se à sociedade de forma mais atuante."

Partido da Habitação

A proposta da deputada Ana Paula Figueiro, da Capital, quer que os imóveis de propriedade do governo do Estado, que não estiverem sendo utilizados pelo poder público, sejam direcionados para o Programa de Reforma Urbana. Segundo a deputada, "os imóveis seriam reformados através de mutirões feitos pela população interessada em comprá-los".

Partido da Segurança Pública

A Bancada da Segurança Pública aprovou duas propostas. A do deputado Luís Eduardo de Oliveira, de Adamantina, que propõe a criação do Programa do Desarmamento Infanto-Juvenil, levando crianças e adolescentes se desfazerem de armas de brinquedo e games violentos, trocando-os por livros de Literatura. Já a deputada Renata Paulino, da Capital, quer um controle maior da degradação e poluição visual no Estado. Segundo ela, "pessoas flagradas em ato de pichação deverão ministrar aulas de grafite em instituições voltadas para o ensino".

Deputados reeleitos compõem maioria da mesa diretora do Parlamento Jovem

Composta por presidente, vice e 1º e 2º secretários, a atual Mesa Diretora do Parlamento Jovem tem três deputados reeleitos em sua composição. Luis Eduardo Martins de Oliveira, eleito 2º secretário é da cidade de Adamantina e cursa o segundo ano do ensino médio. Participando pela segunda vez, tem grande interesse por política e apresentou projeto na área da segurança pública, que cria programa que incentiva a troca de brinquedos e games violentos por livros de literatura brasileira.

Presidente do Parlamento 2004, Guilherme Vedovato Vilela de Salis foi eleito vice-presidente nesta nova edição. Empolgado com a repercussão que teve sua primeira participação, o deputado jovem, representante do Colégio Objetivo de Barretos, não exitou em procurar seu professor de geografia "Chicão" para ajudar na elaboração de seu segundo projeto, que estabelece a obrigatoriedade de todos os veículos leves da administração estadual e das prefeituras utilizarem o álcool como combustível. Guilherme revela que houve muita disputa na cidade para quem viria ocupar uma cadeira no parlamento paulista. "Não foi nada fácil conseguir voltar aqui pela segunda vez", afirmou.

Eleita para a 1ª secretaria, Marcelly Guerrero Alberto, de São Bernardo do Campo, única em seu primeiro mandato, apresentou projeto pelo Partido da Natureza . A deputada, que cursa o 2º ano do ensino médio no Colégio Harmonia, atribui sua participação no Parlamento como resultado de seu empenho e de sua professora de história. Empolgada com a participação, Marcelly defende com ímpeto seu projeto pelo Partido da Natureza que obriga toda administração pública a utilizar papel reciclado. "A preocupação com a natureza deveria ser prioritária, pois não há controle sobre ela e ficamos sujeitos às conseqüências de ações que a prejudiquem", afirmou.

Do Instituto de Educação São Miguel Arcanjo, da capital, a presidente Fernanda Petena Magnotta, também reeleita, afirma que o que tem motivado sua participação é o interesse pela política. Inclusive apresentou projeto na área da educação que incentiva a formação e participação do jovem na política. "Queremos desmistificar a idéia de que o jovem é alienado e que não se interessa por política, na verdade quem não gosta, na maioria é por que não entende", afirmou.

alesp