Região Metropolitana da Baixada Santista sofre crise hospitalar


17/05/2001 18:59

Compartilhar:


Em virtude dos inúmeros problemas enfrentados pelos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, especialmente o colapso dos hospitais Santa Casa de Praia Grande, Hospital Modelo de Cubatão, Hospital São José, que atendem pelo SUS, a deputada estadual Mariângela Duarte (PT) informa que vem mantendo reuniões com os prefeitos e secretários municipais da Saúde de Itanhaém, Santos, Praia Grande, São Vicente, Cubatão e demais municípios, para solicitar dossiês da situação da saúde.

O Hospital São José foi tema prioritário de reunião mantida ontem, 16/5, com o prefeito de São Vicente, Márcio França; o presidente da Câmara, Luciano Batista; o líder do governo, vereador Roberto Rocha; e o vereador Paulo Lacerda, quando a deputada apresentou suas ações para conhecimento geral e recebeu amplo apoio.

A deputada tem cobrado das autoridades estaduais solução para questões como as verbas-verão, aguardadas desde o início do ano para São Vicente, Itanhaém e outros municípios da Baixada, que esperam essa verba suplementar para atender à população veranista, que quase chega a quintuplicar nos meses de verão.

Mariângela Duarte espera que o Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condes) assuma, com urgência, a discussão do colapso metropolitano na saúde para que seja possível, como aconteceu no Interior, reativar a sobrevivência dos hospitais da região. A parlamentar solicitou audiência urgente junto ao secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes, para obter soluções nessa questão. Além disso, apresentou requerimento de informações ao secretário cobrando a verba Pabim (Piso de Assistência Básica de Incentivo a Municípios), programa do governo estadual, que deveria ter sido destinada aos municípios com gestão plena na saúde, como é o caso de São Vicente.

Mais recentemente, ao tomar conhecimento através do Jornal da Assembléia que o governo liberou verbas extras para os hospitais do Interior, a deputada prontamente solicitou à Comissão Permanente de Saúde e Higiene da Casa para que realize, com urgência, uma audiência pública com todos os prefeitos e secretários municipais da Região Metropolitana da Baixada Santista e respectivos membros dos conselhos municipais de Saúde, diretores e/ou provedores dos hospitais, com o representante do Ministério da Saúde no Estado e com o secretário estadual da Saúde. A deputada espera que estejam presentes todos os representantes da Baixada Santista, uma vez que, na audiência, deverá ser agendada uma caravana a Brasília para agilizar a solução que o povo merece.

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Mariângela Duarte - 3886-6548/6553)

alesp