Diretora do Colégio Drummond aprova iniciativa de Claury

Segundo Léa Ribeiro, assistência psicopedagógica é cada vez mais necessária para o bom aproveitamento dos alunos
09/11/2000 10:32

Compartilhar:


A diretora do Colégio Drummond-Anglo de Ourinhos, Maria Léa Ribeiro da Silva, disse que a assistência psicológica e psicopedagógica para as crianças e jovens que apresentam dificuldade de adaptação na escola é muito importante. O deputado Claury Alves Silva (PTB) apresentou projeto de lei à Assembléia Legislativa de São Paulo, propondo a implantação desse serviço nos estabelecimentos de ensino. "Cada vez mais temos a necessidade de usar esse serviço", informa Léa. Para ela, é preciso reestruturar o indivíduo e torná-lo apto a conviver em sociedade.

Segundo Léa, a clientela dos colégios é muito heterogênea, o que torna compreensível a existência de tantos conflitos. "A função da escola mudou, hoje ela se vê obrigada a cumprir um papel que antes era só da família", pondera. Para a diretora, um dos elementos de maior peso atualmente é a questão da responsabilidade, dos limites colocados à criança desde o seu nascimento. "Qualquer ineficácia nesse aspecto faz com que o problema chegue à escola", avalia.

Léa conta que, preocupada com a questão, sua escola desenvolveu o projeto "Falando de Educação", pelo qual diretores, coordenadores e professores discutem com os pais o papel da criança na família. "O pai hoje faz tudo pelo filho, faz da criança o centro das atenções, quando nenhum membro do grupo deve ser mais importante que o grupo em si", defende. A falta de limites estimula o egoísmo; quando a criança chega à escola encontra um grupo de iguais, surgindo daí os conflitos, avalia Léa.

A diretora diz não conhecer os detalhes do projeto do deputado Claury quanto à sua aplicação, mas acredita que a proposta será bem aceita tanto por escolas públicas quanto por particulares.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Claury Alves Silva -3886-6383/6859)

alesp