Deputada pede apoio do Estado para resgate das ruínas do Sítio Cachoeira no Guarujá


24/10/2005 10:09

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) está reivindicando ao governo do Estado a destinação de recursos financeiros, materiais e suporte técnico, para que a Prefeitura de Guarujá possa desenvolver projeto de reconhecimento, identificação e resgate das ruínas existentes no Sítio Cachoeira. Os bens arqueológicos foram descobertos pelo município há cerca de três meses. Até então, apenas os moradores da comunidade local sabiam da sua existência.

A parlamentar encaminhou uma Indicação ao governador Geraldo Alckmin, destacando a relevância da descoberta. "É importante e urgente que se resgate toda a história do local, refazendo-se os elos perdidos. A descoberta é significativa não só para o Guarujá, por isso defendo a participação do Executivo estadual para reverter o estado de abandono e crescente deterioração das ruínas", enfatiza Maria Lúcia.

O Sítio Cachoeira está localizado na altura do Km 13 da Rodovia Ariovaldo de Almeida Vianna (Guarujá-Bertioga), na região conhecida como Rabo do Dragão. Reduto de descendentes de escravos, o local se destaca pelas ruínas de um engenho para processamento de cana-de-açúcar, uma senzala, carvoaria, uma capela e um possível cemitério indígena, entre outros resquícios da antiga ocupação.

"Essa descoberta é a memória visível de outras épocas. É preciso agir rápido. As paredes e pilastras do engenho estão tomadas por vegetação. A imensa roda d´água de madeira, que impulsionava a moenda, não resistiu ao tempo e apodreceu. É preciso evitar qualquer outra perda", destaca a parlamentar.

Segundo Prandi, é fundamental estudar o local e obter o máximo de informações dos moradores. "Eles descendem dos antigos ocupantes e certamente têm referências importantes a oferecer. Temos a memória visível, proporcionada pelas edificações, e a memória viva nos relatos daquelas pessoas".

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp