Deputada debate com secretário de Transportes Metropolitanos sistema de veículos leves sobre trilhos


16/05/2005 16:20

Compartilhar:


A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) se reúne nesta terça-feira, 17/5, às 11h30, com o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Jurandir Ribeiro Fernandes. Na pauta, a cobrança de ações concretas para implantação do projeto de veículos leves sobre pneus ou trilhos (VLP ou VLT " espécie de metrô de superfície) e a discussão de melhorias imediatas no sistema de transporte coletivo metropolitano.

"Precisamos de medidas concretas. De tempos em tempos o governo estadual anuncia na mídia prazos para início das obras e nada acontece", enfatiza a deputada Prandi, coordenadora do QualiTrans " Fórum de Defesa do Transporte e da Mobilidade Urbana. Para a parlamentar, é preciso haver um cronograma claro com a definição de prazos para licitações, início e conclusão das obras.

Segundo Maria Lúcia, em junho do ano passado, o secretário e o primeiro escalão participaram de uma audiência pública, em São Vicente. Nesse encontro surgiu a proposta do VLP em lugar do VLT. "O secretário apresentou dados que apontavam um custo menor do VLP, o que traria viabilidade econômica ao projeto", lembra a deputada Prandi.

A parlamentar destaca que a Secretaria não promoveu o seminário, que deveria ter acontecido em agosto, para discutir e apontar uma proposta definitiva a ser implantada na Baixada.

Desde sua gestão como presidente da Câmara de Vereadores de Santos (93/94), a parlamentar vem lutando por um sistema de transporte coletivo integrado e integrador da Baixada. "Tentei impedir o sucateamento e a extinção do TIM (Trem Intrametropolitano). Apesar de mal cuidado, ele cumpria uma função importante", enfatiza a parlamentar, que chegou a coletar 10 mil assinaturas pela manutenção do TIM

Passados seis anos desde a desativação do trem, a população continua carente de um transporte ágil e eficiente, que interligue as diversas cidades. "Isto ficou comprovado durante a audiência de lançamento do QualiTrans, quando pessoas de toda a região fizeram queixas sobre a qualidade do transporte coletivo na Baixada, especialmente nas linhas intermunicipais", enfatiza a deputada Prandi.

Ciclovia

Outra preocupação da deputada é garantir a implantação de uma ciclovia, margeando o trajeto que será utilizado pelo futuro sistema na ligação entre as áreas continental e insular de São Vicente. "Ano passado, o secretário garantiu que a ciclovia está inclusa na proposta. Precisamos ficar atentos para que a ciclovia seja realmente concretizada."

Além disso, Maria Lúcia também irá falar sobre a situação das travessias de pedestres. Hoje, o serviço ainda está sob a responsabilidade do Dersa. Porém, a lei que regulamenta a criação das regiões metropolitanas determina que todo transporte coletivo intermunicipal de pedestres deve ser feito pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.

"As negociações para transferência desses serviços entre as duas empresas se arrastam há anos, o que acarreta problemas na prestação de serviços, como na ligação Santos " Vicente de Carvalho e novas travessias na região. Apesar de fazerem parte do mesmo governo, as empresas são ligadas a secretarias diferentes. O Dersa, por exemplo, não vai colocar recursos em um serviço que poderá passar para outra estatal", conclui Prandi.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp