Campanha por hospital estadual no Grande ABC


14/05/2008 19:21

Compartilhar:


Já somam 50 mil as assinaturas ao abaixo-assinado da campanha por um hospital estadual para atender aos quase 700 mil moradores da microrregião de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, no Grande ABC. A iniciativa da campanha é do 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Donisete Braga (PT), em parceria com o Movimento Acesso à Saúde, Acesso à Vida, coordenado por Miguel Lajarin, morador de Mauá e militante dos mais atuantes na área de saúde.

Iniciada em 12/4, a primeira fase da campanha foi feita em postos fixos de recolhimento de assinaturas nos três municípios da microrregião. Nesta fase também foi feita uma panfletagem expondo a necessidade de ampliação do atendimento hospitalar no Grande ABC. Atualmente o recolhimento de assinaturas é feito de casa em casa.

"Mais de 95% dos moradores que visitamos aderem na hora à luta pelo hospital estadual. A popu­lação apóia a campanha porque sabe que há uma demanda reprimida de leitos hospitalares", diz Miguel Lajarin. De acordo com ele, de junho a agosto de 2007, aproximadamente 600 doentes graves não conseguiram vagas nas UTIs dos dois hospitais estaduais da região " o Mário Covas, em Santo André, e o Serraria, em Diadema. "Não sei o que aconteceu com essas pessoas", acrescenta Lajarin, que disponibilizou o telefone (11) 3421-5998 para esclarecimentos sobre a campanha.

Donisete esclarece que a meta é recolher 100 mil assinaturas até o final de junho. "Quando atingirmos esse número levaremos o abaixo assinado ao governador José Serra e ao secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata", adianta o deputado. Ele defende a construção de um hospital com 200 leitos para atendimentos de média e alta complexidades. A luta já ganhou a adesão de vereadores das câmaras municipais de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, entre outras cidades do Grande ABC.

O 1º secretário atua desde 2001 em prol da construção do hospital estadual. Recentemente apresentou indicação ao governo do Estado e emenda de R$ 20 milhões à Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e outra ao Plano Plurianual para viabilizar a proposta.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp