Esgoto sem tratamento no rio Paraíba do Sul


03/07/2009 16:49

Compartilhar:


Em requerimento de informação ao secretário de Estado do Meio Ambiente, Francisco Graziano Neto, o 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Carlinhos Almeida (PT), questiona os motivos do atraso da obra que impediria o despejo sem tratamento de parte do esgoto de São José dos Campos no rio Paraíba do Sul. Conforme o deputado, a obra é de responsabilidade da Sabesp, com financiamento de 58,4 milhões do governo federal, através da Caixa Econômica, e deveria estar concluída no começo deste ano.

"O vereador Wagner Balieiro teve o cuidado de registrar em vídeo e denunciar na internet que a grande obra feita para coletar vários pontos de despejo de esgoto no córrego Vidoca está sendo inutilizada na prática, porque todo o esgoto acaba numa tubulação da Sabesp que o lança de volta sem tratamento", observa Carlinhos. "Todo esse esgoto continua poluindo o rio Paraíba do Sul, que é responsável pelo abastecimento de água de todas as cidades da região e da Baixada Fluminense".

Ele diz que o problema está no atraso das obras da estação elevatória do bairro Urbanova, que deveria coletar o esgoto das regiões sul e oeste de São José dos Campos e despejá-lo na estação de tratamento do Lavapés, na zona norte da cidade.

Na opinião de Carlinhos Almeida, o problema ambiental é decorrência direta do atraso da obra que deveria justamente colaborar para a despoluição do córrego. "A obra foi iniciada pela Sabesp em 2005 com a promessa de tornar o córrego totalmente limpo e sem cheiro", acrescenta.



carlinhos@carlinhos.org

alesp