Faltam pesquisas sobre adolescentes com autismo


29/08/2011 09:53

Compartilhar:


Levantamento realizado pela professora Fernanda Dreux M. Fernandes, da Faculdade de Medicina da USP, mostra que de 2005 a 2010, dos 3.065 artigos publicados em revistas internacionais e nacionais sobre fonoaudiologia e autismo, apenas 56 são sobre adolescentes, e somente três são assinados por brasileiros.

Entre 1% e 1,5% da população mundial apresenta características relacionadas ao autismo. Segundo o deputado Gilmaci Santos, líder do PRB e autor de um projeto de lei sobre o assunto, ainda é frequente o diagnóstico tardio. O parlamentar apresentou o Projeto de Lei 550/2008, que institui a Semana da Conscientização de Autismo.

"Infelizmente, poucas crianças são encaminhadas ainda cedo para algum tipo de atendimento especializado, por isso é fundamental que os pais saibam detectar algumas características", disse Gilmaci. Para o parlamentar é fundamental também que haja o diagnóstico precoce para garantir melhor desenvolvimento dessas pessoas na fase adulta. "É possível um bom desenvolvimento desde que a criança receba atenção especifica", explica. (mlf)



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp