Lançado em São Paulo o programa Galpões do Agronegócio

O deputado Dorival Braga acredita que os Galpões são uma forma de gerar emprego e renda no interior do Estado
09/05/2002 15:56

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado Dorival Braga (PTB) participou nesta quarta-feira, 8/4, da cerimônia de lançamento do programa Galpões do Agronegócio, no Centro de Exposições Imigrantes. O evento, promovido pela Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, contou com a presença do governador Geraldo Alckmin e do secretário da Pasta, João Carlos de Souza Meirelles, além de diversas autoridades federais, estaduais e municipais e de representantes do setor agropecuário.

Dorival Braga, que é também 2º secretário da Mesa da Assembléia, gostou do novo programa: "É mais uma forma de ajudar o agricultor com ações de desenvolvimento do agronegócio no município, visando a geração de emprego e renda". De acordo com o deputado - que cresceu no interior do Estado e cujo trabalho se destaca por uma atuação voltada para os assuntos da agricultura - o programa Galpões do Agronegócio promoverá a criação de novas empresas e melhorará as condições operacionais de empresas já existentes ligadas aos agronegócios, com o objetivo de gerar empregos e agregar valor aos produtos de agronegócios que se desenvolvem nos municípios.

"O programa vai estabelecer empresas de agronegócios, o que vai expandir a oferta de emprego e renda. Além disso, será possível fazer a transferência de conhecimentos, a qualificação de pessoal técnico, a capacitação em gestão para gerenciamento com eficiência, e ainda, mobilizar outras entidades do setor público e privado de modo a aproveitar tecnologias e conhecimento já disponíveis e envolver os municípios na parceria de forma a atender as necessidades de cada região", afirma Dorival Braga.

O programa

O projeto estabelece a instalação de 250 galpões metálicos de 1.000 metros quadrados que permitirão a instalação de, no mínimo, cinco empresas ligadas ao agronegócio em cada um. Nos cálculos da Secretaria da Agricultura, cada empresa gerará cinco empregos diretos e, dependendo da cadeia produtiva, 25 empregos indiretos. O resultado desse investimento resultará em 150 empregos diretos e indiretos por município. Os 250 galpões permitirão, segundo a Secretaria, a abertura de 37.500 novos postos de trabalho.

"O investimento estimado para cada galpão é de R$ 275 mil. O total de recursos que serão investidos, portanto, será de quase R$ 69 milhões. Na minha opinião muito bem investidos, aliás, pois será um recurso que voltará para o Estado já que, com mais postos de trabalho e aumentando a renda do trabalhador, aumentará também seu poder de compra, num círculo que gerará mais desenvolvimento, mais emprego ainda, mais poder de compra e, sem dúvida, mais impostos que serão investidos na melhoria da qualidade de vida da população", diz Dorival Braga. O deputado destacou também que os Galpões do Agronegócio possibilitam que a população do campo, do interior do Estado, permaneça na região em que nasceu sem precisar procurar trabalho em outro lugar.

alesp