Atendimento especial para surdos-mudos


19/08/2009 19:18

Compartilhar:


A deputada Vanessa Damo (PV) apresentou na Assembleia Legislativa, no dia 17/8, um projeto de lei que deve reforçar o número de pessoas qualificadas a se comunicar com deficientes auditivos através da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

O PL prevê que todas as agências bancárias, estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços públicos ou privados com mais de 20 colaboradores e que mantenham contato direto com a população em geral deverão ter pelo menos um funcionário que seja capacitado e habilitado a atuar como intérprete da Libras.

No Estado de São Paulo existia em 2006 uma agência bancária para cada 6.812 moradores, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Esses dados demonstram que somente os bancos garantirão mais de 5.800 pessoas capazes de se comunicar com deficientes auditivos, proporcionando mais dignidade e facilidade para que eles realizem simples tarefas do dia a dia.

"De acordo com o último censo, 2,42% da população têm algum tipo de deficiência auditiva. Esse número pode parecer pequeno, mas no Estado de São Paulo corresponde a aproximadamente 1 milhão de pessoas com necessidades especiais. Meu objetivo é garantir qualidade de vida a essas pessoas", afirma a deputada. O preparo dos novos intérpretes poderá ser feito por instituições particulares ou públicas.



vdamo@al.sp.gov.br

alesp