Nota oficial da Mesa Diretora sobre as medidas de racionalização de energia elétrica na Assembléia Legislativa

Energia: três razões para economizar
22/05/2001 20:22

Compartilhar:


A proposta de um programa radical de economia de energia elétrica, inclusive com a mudança de horário na Assembléia Legislativa, está - é óbvio - vinculada às necessidades provocadas pela crise do setor. Mas não se limita a ser uma medida conjuntural, muito menos uma ação destinada a gerar frutos de marketing, sem maiores conseqüências.

Antes mesmo de se delinear a situação atual, a Mesa Diretora da Assembléia já havia criado um Grupo de Trabalho de Economicidade e buscado parcerias e convênios com centros de ensino e pesquisa visando reduzir de forma drástica as despesas não só com energia, mas também com água, telefone, material de consumo. A "crise do apagão" apenas apressou a urgência e a dimensão que estas propostas devem tomar, mas acabar na Casa com a cultura do desperdício em todos os setores já era um compromisso da Mesa - e mais do que isto uma obrigação como homens encarregados de zelar pela coisa pública.

Há portanto uma corrente tripla nos empurrando para tomar as decisões que sabemos duras, mas necessárias. Há a questão emergencial da crise de energia, há a necessidade institucional de preservar o patrimônio público reduzindo despesas que podem ser cortadas sem prejuízo da atividade parlamentar e há o desafio estrutural de modificar uma cultura do desperdício dando a sociedade o exemplo na utilização racional dos recursos.

Qualquer um destes três níveis de ação seria suficiente para levar a Mesa a tomar algumas atitudes, a somatória do efeito destas três ondas multiplica a necessidade e a convicção das medidas que precisam ser adotadas. Certamente existe a consciência do transtorno que alguma das medidas - em especial a mudança de horário da Assembléia - causarão à rotina de deputados e servidores, mas certamente os ganhos - inclusive financeiros - que a Casa obterá com isto são muito relevantes.

Walter Feldman, Presidente da Assembléia Legislativa

Hamilton Pereira, 1º Secretário da Assembléia Legislativa

Dorival Braga, 2º Secretário da Assembléia Legislativa

alesp