Presidente da Comissão de Transportes conhece plano de expansão do metrô


03/08/2009 11:28

Compartilhar:


Os investimentos no metrô anunciados pelo governo do Estado resultaram no ajustamento da pauta da reunião entre o diretor presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), José Jorge Fagali, e o presidente da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia, deputado Edmir Chedid (DEM). Na terça-feira, 28/7, os representantes dos poderes Executivo e Legislativo discutiram o plano de expansão do metrô, que foi instituído a partir do planejamento estratégico para o quadriênio 2007/2010.

Impulsionado por Unidades de Gestão de Projeto, o plano tem por finalidade a ampliação da rede metroviária de 61,3 quilômetros para 80 quilômetros, além da supervisão da fabricação, do acompanhamento da entrega e do teste dos 198 novos carros. Também estão previstos a supervisão da modernização da frota existente de 588 carros e o acompanhamento da instalação dos sistemas de sinalização e controle de trens, que diminuirão o intervalo entre as composições.

Fagali explicou que, mesmo diante da crise econômica mundial, o Estado garantiu 9,3 mil empregos diretos com as obras do metrô, além de manter 37,2 mil empregos indiretos. De acordo com Chedid, os dados deverão pautar as discussões entre os membros da comissão. "Esta é uma das principais funções da comissão. Por isso, convidarei formalmente o diretor presidente do Metrô para fazer a mesma explanação aos demais membros", concluiu.

O Metrô é responsável pela operação e expansão do transporte metroviário, sistema de alta capacidade e articulador do transporte público na Região Metropolitana. Hoje possui 61,3 quilômetros de extensão em quatro linhas e 55 estações.



echedid@al.sp.gov.br

alesp