Hamilton Pereira luta por verba do Estado para Sorocaba


29/05/2001 14:38

Compartilhar:


O 1.º secretário da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Hamilton Pereira (PT), apresentou 111 emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Estado. Entre elas, Hamilton Pereira apresenta algumas demandas de Sorocaba, trazidas através dos vereadores petistas Arnô, Gabriel Bittencourt, Raul Marcelo e Tânia Bacelli, e representantes de bairros.

A LDO é a proposta do governo que dá direcionamento ao uso dos recursos financeiros do Estado para o próximo ano. Uma vez apresentada na Assembléia Legislativa, os deputados podem apresentar emendas para complementar o projeto. O relator é quem determina quais emendas dos deputados devem ser aceitas ou não, adequando o projeto para ser votado.

Entre as principais reivindicações de Hamilton Pereira para Sorocaba, estão a implantação de um campus universitário público estadual no município, a realização de um convênio com a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Ministério da Educação (MEC) e Ministério do Meio Ambiente para auxiliar a implantação e operacionalização do Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade na Fazenda Ipanema, a implantação de um posto do Poupatempo, a ampliação do atendimento no Hospital Regional de Sorocaba e a dotação das delegacias e distritos policiais com equipamentos, viaturas e efetivos.

Hamilton Pereira explica que atualmente a Secretaria de Segurança Pública vem desrespeitando suas próprias normas, que determinam o número de funcionários nos DP's. "Distritos de primeira classe, que devem ter 27 funcionários, encontram-se com apenas sete", explica o deputado. "Sem falar das péssimas condições em que se encontram as viaturas e da falta de recursos para compra de combustível, material de escritório e computadores, que acabam sendo trazidos de casa pelos próprios funcionários", completa.

Quanto ao Hospital Regional, Hamilton destaca que este é hoje referência para 50 cidades da região e se encontra com o atendimento comprometido devido ao grande volume de usuários. "É preciso que se amplie a estrutura física urgentemente, além da aquisição de novos equipamentos e melhoria da manutenção dos já existentes", explica o deputado. O pedido de recursos para a implantação de um posto do Poupatempo em Sorocaba vem reforçar a reivindicação já apresentada pelo deputado ao governador do Estado no início do mês de março.

Outras demandas. Hamilton também solicita que sejam destinados recursos para a conclusão do anel viário de contorno da cidade, construção de pontilhão sobre os trilhos da Ferroban, na região do Cerrado e Jardim Zulmira, e ampliação da pista sob os trilhos da ferrovia no pontilhão da Vila Astúrias. O deputado reivindica ainda a implantação de uma unidade de Pronto Atendimento (24 horas) na região que compreende os bairros Júlio de Mesquita, Jardim Ipiranga, Manchester, Parque Esmeralda e Residencial Ipatinga, e melhoria das condições nos postos das polícias Civil e Militar.

Questões de infra-estrutura também são abordadas por Hamilton Pereira nas emendas apresentadas à LDO. Ele reivindica recursos para a canalização do córrego Água Podre, na região dos bairros Jardim Ipatinga e Vila Haro, realização de obras de infra-estrutura e construção de creches e postos de saúde nos bairros Herbert de Souza, Sorocaba I e Ipatinga, construção de creche e pré-escola no Conjunto Habiteto para o atendimento de 200 crianças, de 0 a 6 anos, além de dar andamento ao programa com a edificação de 20 mil casas.

A implantação de escola de ensino médio e fundamental é outra reivindicação de Hamilton Pereira para os bairros Mineirão, Jardim Guadalupe, São Matheus, São Conrado, São Lourenço, Retiro São João, Anhembi, Morumbi, Nova Sorocaba e Jardim Pacaembu.

"A partir da apresentação destas emendas, devemos realizar ações sincronizadas entre representantes da sociedade, do Legislativo e do Executivo de Sorocaba, no sentido de solicitar ao relator, por exemplo, que tais emendas sejam aceitas", afirma Hamilton Pereira. "Somente assim poderemos ter uma garantia maior de que as necessidades da nossa região serão atendidas pelo governo do Estado", concluiu.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Hamilton Pereira - 3886-6952/6953)

alesp