Assentamento em Iperó terá rede de tratamento em um ano

Governo libera verbas e prefeito recebe cronograma das obras de infra-estrutura
30/04/2002 16:20

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O governo estadual liberou verba de R$ 700 mil para que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) possa dar início ao processo de compra da tubulação para levar infra-estrutura a cerca de 1.700 famílias assentadas em George Oeterer, em Iperó. De acordo com o superintendente da Sabesp, José Paulo Komiskas, as obras deverão estar prontas em um ano. O anúncio foi feito aos moradores, em cerimônia em que também estiveram presentes o deputado João Caramez (PSDB), o prefeito de Iperó, Marcos Antônio Tadeu Andrade, o gerente da Sabesp Cláudio Pires de Almeida e o engenheiro Osvaldo Ribeiro Júnior.

Segundo Caramez, os assentados ainda serão beneficiados pelo Estatuto da Cidade, legislação federal que permite ao cidadão obter o título de propriedade da área que está ocupando. "Por meio desse estatuto, todos os iperoenses de George Oeterer terão direito a receber água encanada e esgoto tratado em suas residências", disse.

O superintendente da Sabesp informou que as obras previstas compreendem a instalação de uma adutora de água bruta, que comporte 1.700 metros, um reservatório de 500 metros cúbicos, rede de distribuição de 11.837 metros, mil ligações e um poço profundo. "A primeira etapa consiste na perfuração do solo para a construção do poço profundo", explicou.

A segunda etapa da construção começará no mês de outubro, com a montagem eletromecânica. "Se tudo correr como planejamos, o pico das obras será entre os meses de outubro de 2002 e março de 2003, com o término da montagem da obra até junho daquele ano", disse o engenheiro Ribeiro Júnior.

O prefeito de Iperó recebeu das mãos do engenheiro um cronograma detalhado das etapas de construção da rede de água e esgoto. "Forneceremos mão-de-obra e maquinário", afirmou Andrade. "Nossa meta sempre foi dar saneamento básico decente para essas famílias assentadas, e esperamos que o resultado dessa luta seja comprovado pela Sabesp.".

Os testes finais da rede de saneamento prometida pela Sabesp estão previstos para julho e agosto de 2003. "Acompanharemos tudo de perto para que o prazo estipulado seja cumprido religiosamente", afirmou o chefe do Executivo municipal.

alesp