Deputados apóiam luta de prefeito contra presídio


27/05/2009 18:13

Compartilhar:


Os deputados do PT, Hamilton Pereira, Marcos Martins, Simão Pedro e Vanderlei Siraque estiveram, nesta quarta-feira, 27/5, no Palácio dos Bandeirantes para apoiar a luta do prefeito de Porto Feliz, Cláudio Maffei, que saiu de sua cidade no último domingo e caminhou 110 km a pé com o objetivo de entregar ao governador José Serra um abaixo assinado de 15 mil moradores contra a instalação de um presídio no município. A decisão de caminhar a pé até São Paulo foi tomada após Maffei ter tentado, por diversas vezes, audiência com o governador, sem sucesso.

Ao mesmo tempo em que apóiam as manifestações dos prefeitos e da população dos municípios onde serão construídos os presídios, os deputados da bancada do PT cobram do governo a discussão de uma política penitenciária envolvendo as organizações da sociedade civil, a Assembleia Legislativa, o Ministério Público e as polícias. "O governador quer impor a construção de 49 presídios a municípios do interior, sem discutir e formular uma política penitenciária para o Estado de São Paulo", afirmou o deputado Vanderlei Siraque.

Siraque destaca que "não tem prefeito que esteja favorável à imposição das construções de unidades presidiárias e o prefeito Maffei, com sua atitude, está defendendo a sua cidade, como o governador deveria fazer em relação ao Estado".

Para os deputados petistas, nem o abaixo assinado, nem a caminhada de Maffei sensibilizaram o governador Serra a receber o prefeito, que designou a tarefa ao secretário de Assuntos Penitenciários, Lourival Gomes, e ao secretário adjunto da Casa Civil, Rubens Cury.



imprensa@ptalesp.gov.br

alesp