Índice mede participação do cidadão nas decisões do país


11/10/2005 12:07

Compartilhar:


A Rede Interamericana pela Democracia (RID), formada atualmente por 394 organizações de 23 países das Américas, e o Movimento Voto Consciente no Brasil divulgarão, pelo segundo ano consecutivo, o Índice de Participação Cidadã (IPC), no dia 27 de outubro, às 10h30, na sede do Instituto do Legislativo Paulista, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

O índice será lançado em oito países: Argentina, Peru, República Dominicana, Costa Rica, Brasil, Chile, México e Bolívia. Trata-se de um instrumento para avaliar a participação dos cidadãos nas questões de interesse comum para o desenvolvimento da sociedade. Em sua formulação entram os índices de participação direta, opinativa e eleitoral. Os resultados são ponderados por sexo, grupos de idade e nível socioeconômico.

No Brasil, o levantamento foi realizado por entrevista telefônica com mil pessoas, maiores de 18 anos, residentes em seis capitais: São Paulo (400 pessoas), Rio de Janeiro (200), Recife, Porto Alegre, Manaus e Goiânia (cem pessoas em cada cidade).

No tema participação eleitoral, por exemplo, uma das questões foi: "Qual a probabilidade de votar nas próximas eleições presidenciais?". Também se avaliou o grau de apego em relação à democracia, ou seja, quanto o cidadão valoriza o regime democrático.

alesp