Projeto de lei institui Dia do Funcionário da Educação


27/05/2004 16:29

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

Projeto de lei que a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) protocolou na Assembléia Legislativa institui o Dia do Funcionário da Educação, a ser comemorado anualmente em 10 de agosto. A data faz referência à fundação do Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação do Estado de São Paulo (Afuse).O projeto foi elaborado com a participação da entidade.

"Instituir a comemoração foi a maneira que encontramos de valorizar e reconhecer o trabalho dos 36 mil trabalhadores que exercem a função na rede estadual de ensino de São Paulo", explica a deputada. Segundo ela, os funcionários cumprem papéis essenciais, como realizar o acompanhamento do corpo discente, respondendo pela vida escolar de cada aluno. "São eles também que zelam pela administração de pessoal, cuidam da manutenção e conservação física das unidades escolares e exercem outras tarefas fundamentais para que a rotina escolar se desenvolva sem contratempos", acrescenta Prandi.

Contingente indispensável

Hoje, as escolas estaduais absorvem 36 mil funcionários. São agentes de organização escolar (ex-oficiais de escola e inspetores de alunos), oficiais administrativos, auxiliares de serviço, serventes, secretários, entre outros, representando um contingente indispensável para segurança e formação das crianças e jovens, bem como para o funcionamento das escolas estaduais.

"Representados pela Afuse, fundada em 10 de agosto de 1995, os funcionários da Educação projetaram-se nacionalmente. A entidade é reconhecida pela representatividade, espírito de luta e organicidade", diz Maria Lúcia Prandi.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp