PLC inclui Sorocaba na agenda do Estado


12/04/2011 15:50

Compartilhar:


Hamilton Pereira (PT), autor do Projeto de Lei Complementar 33/2005, que cria a Região Metropolitana de Sorocaba, afirmou que a iniciativa é a grande responsável por incluir Sorocaba na agenda de debates do governo do Estado. A afirmação foi feita após anúncio, pelo governador, de que está em fase final um projeto que cria o Aglomerado Urbano de Sorocaba.

"Independente da diferença de visões sobre qual o melhor formato de organização, o fato é que hoje Sorocaba está na pauta de debates do governo do Estado sobre desenvolvimento regional", salienta Hamilton. "Nossa luta será para que conquistemos um nível de organização que nos permita ter acesso a instrumentos mais avançados de planejamento, o que, ao nosso ver, é mais adequado à figura da região metropolitana, já que o aglomerado é um tipo menos complexo de organização", completa. A iniciativa do parlamentar determina Sorocaba como o município sede da região metropolitana, que por critérios geográficos abrangeria também outros 16 municípios.

"Está mais do que claro que sem articulação regional se torna praticamente impossível solucionar problemas que são comuns a municípios próximos", observa Hamilton. "Vide a questão do lixo em Sorocaba, por exemplo, que tem obrigado o município a gastar milhões para enviar o material para Iperó", completou.



hpereira@al.sp.gov.br

alesp