RESULTADOS POSITIVOS - OPINIÃO

Marquinho Tortorello*
11/08/2000 17:48

Compartilhar:


Os resultados que São Caetano do Sul está obtendo nos últimos três anos nos esportes refletem bem o espírito de luta da sua população, que não se deixa abalar em face das dificuldades e vem sempre encontrando o caminho para continuar seguindo em frente com sucesso. Particularmente no judô e em função das próximas Olimpíadas de Sidney, os êxitos estão me causando profunda satisfação, pois a luta para quebrar as amarras de entidades representativas foi muito dura e difícil. A necessidade de modernizar e dar novos rumos à Confederação Brasileira e abrir maiores perspectivas para os atletas comprova-se na qualidade e na elevada moral dos judocas que representarão nosso país.

Se transferirmos esse exemplo para outras áreas da vida pública, confirmaremos que quando a causa é justa, o pessoal envolvido é determinado e há projeto, planejamento e muita garra, as coisas acontecem de maneira positiva, interesses mesquinhos pessoais ou de grupos são vencidos e, com o aparecimento da verdade, é possível mudar as condições para quem trabalha e produz.

A região do ABCDMR partiu, nos últimos quatro anos, para inúmeros projetos que tiveram ponto de partida com a posse dos novos prefeitos, ficaram delineados no 1.º Seminário Internacional de Desenvolvimento Econômico, foram debatidos amplamente na Câmara do ABC, no Fórum da Cidadania, no Consórcio Intermunicipal e em muitos simpósios e encontros de representantes das mais diversas áreas de atividade.

Há um denominador comum entre os esforços para que uma modalidade esportiva seja bem sucedida, e aqueles de uma administração pública ou de entidades para conquistarem o que de melhor for possível para sua comunidade: vontade política. Sempre e quando tendências políticas, partidos, lideranças e entidades de classe firmam acordos transparentes nas questões vitais (ou seja, as de interesse da sociedade), deixando de lado o que for secundário (no caso, os interesses particulares e específicos de cada um), a população se mobiliza, praticamente forma uma equipe, adere com entusiasmo e os resultados são positivos.

Não podemos perder de vista esses ideais, nem poupar esforços para resgatar os grandes projetos regionais de cuja realização depende o desenvolvimento futuro de toda uma região.

*Marquinho Tortorello é advogado, professor de educação física e deputado estadual (PPS).

alesp