Confirmada ampliação da oferta de água no litoral sul


06/02/2006 16:23

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) obteve a confirmação de que a oferta de água tratada será ampliada na área continental de São Vicente e nos municípios de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. Para isso, o Governo do Estado implantará um sistema produtor no rio Branco, manancial que nasce na serra do Mar e integra o sistema da bacia hidrográfica do rio Itanhaém.

As informações foram transmitidas em resposta às cobranças da parlamentar, que luta pela garantia do abastecimento de água em todo o litoral sul. "Voltou a faltar água nesta temporada em Praia Grande", enfatizou Prandi. Em São Vicente, a população atendida caiu de 93%, em 1994, para 89%, em 2005, segundo dados da Sabesp.

Atualmente, o sistema produtor Mambu, localizado em Itanhaém, é responsável pelo abastecimento dos municípios da região, mas não consegue suprir integralmente a demanda. Para permitir flexibilidade operacional e reduzir os problemas, foi concebida e executada, nos últimos anos, a interligação dos sistemas públicos do litoral sul e da chamada Região Centro, que inclui Santos, São Vicente insular e Cubatão.

Maria Lúcia lembra que já existe uma captação no rio Branco, mas de pequeno porte. Com a proposta do governo, "a vazão deverá passar de 1 m3/segundo, na primeira etapa, para 2,6 m3/segundo na fase final".

Segundo ofício encaminhado à deputada, para implementar o empreendimento, já foram elaborados os projetos executivos, o Relatório Ambiental Preliminar e o Relatório Arqueológico. A licença prévia para execução da obra está sob análise nos órgãos ambientais. O rio Branco tem extensão aproximada de 30 quilômetros.

Por outro lado, Maria Lúcia manifesta preocupação com eventuais prejuízos à aldeia Rio Branco, uma comunidade guarani localizada às margens do manancial. Para obter mais detalhes, Maria Lúcia Prandi está encaminhando requerimento de informação ao governo estadual. Ela também quer saber qual a data prevista para início das obras, o tempo aproximado de execução e o custo total do empreendimento, entre outros detalhes.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp