Parlamentar assume compromisso com estudantes em Praia Grande


25/05/2005 15:42

Compartilhar:


O deputado Fausto Figueira (PT) comprometeu-se em agendar uma reunião com o secretário de Estado de Educação, Gabriel Chalita, para expor as reivindicações da União Municipal dos Estudantes de Praia Grande (UMESPG) e dos grêmios estudantis, e fazer uma manifestação na Assembléia Legislativa em favor de melhorias das condições do ensino na cidade. O compromisso foi firmado na plenária de prestação de contas do mandato de Fausto, na sexta-feira, 20/05, na Câmara Municipal de Praia Grande.

Na ocasião, cerca de 50 estudantes apresentaram uma carta aberta à população denunciando a crise no sistema público, com a deterioração das unidades de ensino, lotação das salas de aula e a falta de merenda para o ensino médio. "Nesta luta, eu assumo o compromisso de manifestar a preocupação dos alunos na Assembléia Legislativa, lendo a carta de vocês em plenário e encaminhando as reivindicações à Secretaria de Educação", declarou Fausto.

Na carta, os estudantes pedem a reforma e a conservação dos colégios, a construção de unidades menores e setorizadas, a contratação efetiva de docentes, passe livre e merenda para estudantes do ensino médio. No texto, explicam que essas lutas visam a reparação de um erro e o cumprimento da Lei de Diretrizes da Educação Nacional, que garante a todo estudante igualdade de condições de acesso e permanência na escola. A carta foi assinada pela UMESPG e os grêmios estudantis Bopeva, Laudelino, Abraão, Raynaldo Kuntz Buch, Magali Alonso e Reverendo Augusto Paes de Ávila.

Além do encontro com o secretário, Fausto pretende agendar visitas às escolas para verificar todas as questões pessoalmente. "Com a atuação específica, podemos lutar para que as reivindicações sejam realizadas", declarou.

Na próxima semana, Figueira deve se reunir com o secretário dos Transportes, Dario Rais Lopes, para tratar, entre outras coisas, das implantações de passagens que ligam os dois lados da rodovia Padre Manoel da Nóbrega nos bairros Jardim do Trevo, Samambaia e na divisa de Praia Grande com Mongaguá. O transporte dos universitários na região também entrará na pauta do encontro.

Na área da saúde, o parlamentar defendeu uma ação metropolitana para a solução dos problemas, que são comuns às nove cidades da Baixada e se prontificou a reivindicar melhorias no atendimento das unidades básicas. "Temos o desafio de nos indignarmos e lutarmos por melhorias na saúde de forma organizada e determinada", declarou.

A plenária reuniu aproximadamente 90 pessoas no auditório da Câmara da cidade. A mesa foi composta por Fausto e pelos vereadores, de Praia Grande, Márcio Barros (PT), e de Mongaguá, Zé Pedro (PPS), que elogiaram a iniciativa e homenagearam Figueira por sua atuação na região.

"Fausto, que esteve no Tribunal de Justiça buscando a criação de mais duas varas em Praia Grande, vem intermediando os contatos em busca de melhorias dos serviços forenses na região", comentou Barros. O apoio do parlamentar para fortalecer a implantação de programas federais em Mongaguá foi apontado por Zé Pedro: "Precisamos de sustentação política para contribuir com a população que precisa dos serviços do Governo Lula, negados pela administração municipal".



ffigueira@al.sp.gov.br

alesp