Ministério Público é acionado para investigar morte em Cubatão


13/05/2004 16:33

Compartilhar:


Da Assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi



A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) entrou com representação no Ministério Público do Trabalho para reivindicar que o órgão investigue a morte de um trabalhador da empresa Bunge Fertilizantes, que foi triturado em uma máquina misturadora, nesta segunda-feira,10/5, em Cubatão. O operário, de 24 anos, havia acabado de realizar a manutenção na máquina da qual foi vítima.

Para Maria Lúcia Prandi, o acidente é "grave" e requer cuidadosa averiguação. "Com uma cuidadosa investigação, há de se prevenir outras ocorrências. Os funcionários da empresa precisam ter tranqüilidade para trabalhar, sem ficar temerosos de que suas vidas correm risco".

Para a deputada, um acidente deste porte altera psicologicamente todo o quadro de profissionais. "Temos notícias de que um trabalhador entrou em estado de choque, precisando de atendimento médico. Atitudes firmes e corajosas são necessárias para que os terríveis efeitos da tragédia sejam minimizados", argumenta Prandi.

A vítima

Ajudante de produção da Bunge Fertilizantes, André Paiva dos Santos teria feito a manutenção de rotina no misturador, que é utilizado para triturar os componentes dos fertilizantes, em formato de pedra, até transformá-los em grãos. A máquina estaria em teste quando André sofreu a queda. Alertados por seus gritos, os colegas teriam desligado o equipamento de imediato, mas sem conseguir evitar o pior. Pai de uma menina de seis anos, André trabalhava na Bunge, regularmente contratado, há dez meses.

É a terceira vez, este ano, que a deputada Prandi aciona o Ministério Público, devido a acidentes de trabalhos com vítimas fatais.

Os casos anteriores ocorreram em janeiro. No dia 08, o jovem Luiz Lima Silva, de 27 anos, morreu quando uma das paredes do Armazém 20 (externo) do Porto de Santos desabou durante obras de demolição. Dez dias depois, outro trabalhador perdia a vida, desta vez, na Cosipa. Sebastião Silva de Lima, foi encontrado morto em uma galeria de escoamento de água próxima à área do alto-forno 2. O metalúrgico completaria 45 anos quatro dias depois.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp