Moção pede inclusão de grupo em vacinação contra gripe H1N1


10/06/2010 16:58

Compartilhar:


A moção 18/2010, de autoria de Gilmaci Santos, líder do PRB no Estado, foi aprovada pela Comissão de Saúde e Higiene. A propositura apela ao presidente da República que determine ao Ministério da Saúde a inclusão da população com idade escolar de 3 a 19 anos no calendário de vacinação contra a gripe H1N1, por estarem em grupo de alto risco.

A influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada por vírus, que é transmitido de pessoa para pessoa. Em 2009, um surto de H1N1 alcançou em pouco tempo diversos países. Para controlar a disseminação do vírus no Brasil, o Ministério da Saúde adquiriu a vacina e determinou que os grupos sociais mais vulneráveis à gripe fossem vacinados, excluindo os de idade escolar.

O próprio ministério afirma que entre os grupos de maior gravidade estão os de idosos e crianças. Para Gilmaci, a determinação deixou muito a desejar, já que o grupo de 10 a 19 anos foi o terceiro mais infectado pela gripe. Em 2009, inúmeras escolas do Estado tiveram seu ano letivo interrompido por aproximadamente uma quinzena para evitar a disseminação do vírus. "É urgente a inclusão deste grupo no calendário de vacinação contra a gripe, já que esse foi um dos grupos mais atingidos na época", disse o deputado.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp