Debate com presidente do Ipea sobre crescimento econômico


23/05/2011 16:02

Compartilhar:


O economista Marcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), debaterá no dia 30/5, na Assembleia Legislativa, Crescimento Econômico e Distribuição de Renda. A iniciativa é do mandato do deputado Rui Falcão, também 1º secretário da Assembleia e presidente nacional do PT. O debate acontecerá a partir das 14h30, no auditório Teotônio Vilela.

"Em oito anos do governo Lula foram criados 14,6 milhões de empregos com carteira assinada, 31 milhões de brasileiros ascenderam de classe social e 19,4 milhões deixaram a linha de pobreza. O governo da presidenta Dilma continua com esta política de crescimento econômico e anunciou o plano Brasil sem Miséria para tirar mais 16,27 milhões de brasileiros da extrema pobreza. Esses e outros números serão apresentados no debate", diz Rui Falcão.

O deputado lembra que o governo do presidente Lula contrariou o pensamento dominante de que era preciso esperar o bolo crescer para depois dividi-lo. "O que parecia impossível para muitos aconteceu no Brasil. O governo Lula fez ao mesmo tempo o país crescer e distribuiu renda, diminuindo a desigualdade entre os que ganham mais e os que ganham menos".

Marcio Pochmann tem especialização em ciências políticas e em relações do trabalho. É doutor em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde leciona desde 1995 na área de economia social e do trabalho. É também pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp desde 1989, onde foi diretor-executivo entre 1997 e 1998. Foi ainda secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade de São Paulo entre 2001 e 2004, na gestão da prefeita Marta Suplicy, entre outros cargos.

O Ipea é uma fundação pública federal vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Suas atividades de pesquisa fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros. Tem como missão produzir, articular e disseminar conhecimento para aperfeiçoar as políticas públicas e contribuir para o planejamento do desenvolvimento brasileiro. (bc)



rfalcao@al.sp.gov.br

alesp