Vazamento de mercúrio e possível presença de ascarel em Santos


17/05/2004 16:24

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Fausto Figueira

O deputado Fausto Figueira (PT) denunciou ao Ibama nesta quinta-feira, 13/5, o vazamento de mercúrio e a possível presença de ascarel - material altamente cancerígeno, nas imediações da subestação de trólebus, localizada na Praça Champagnat, na Vila Mathias.

Por volta das 11 horas, moradores da região entraram em contato com o parlamentar relatando o vazamento e pedindo seu apoio para a solução do problema. A praça onde está localizada a subestação fica atrás da Assistência à Infância de Santos, Gota de Leite, que recebe constantemente muitas crianças.

O Ibama encaminhou o caso à agência da Cetesb de Santos e, de acordo com o gerente da companhia, Marcos Antônio Veiga de Campos, a ocorrência de pequeno porte não ofereceu risco à população. "Foram encontradas e recolhidas gotículas de mercúrio na calçada. Acreditamos que, com a demolição de algumas partes da subestação, apesar de a Secretaria de Obras local garantir que retificadores e transformadores foram recolhidos do local há muito tempo, talvez tenham permanecido alguns medidores de temperatura, que funcionam a base de mercúrio", explicou.

Riscos à população

Além do mercúrio, a Cetesb identificou a presença de óleo em uma espécie de fosso no local. A companhia suspeita que seja óleo hidráulico ou fluído termelétrico, conhecido como ascarel. Caso seja confirmada a segunda hipótese, a permanência do material pode trazer grandes riscos à população.

"Creio que, se não houvesse a denúncia, o problema poderia ser muito maior. Com essas obras, o óleo poderia ser enterrado e causar graves estragos no futuro, tanto para as crianças, que brincam na praça, quanto para os trabalhadores da Secretaria de Obras, que estão trabalhando desavisados no local", explicou Veiga.

A Cetesb encaminhou na sexta-feira, 14/5, auto de advertência à prefeitura de Santos para que armazene de maneira adequada o mercúrio e estabeleceu um prazo de 15 dias para que caracterize o óleo encontrado no local.

O ascarel é um óleo resultante da mistura de derivados de petróleo, utilizado como isolante em equipamentos elétricos. Seu uso foi proibido no Brasil em 1981, mas ainda existem muitos equipamentos abandonados que o contêm, em subestações de trem e edifícios industriais. É cancerígeno e afeta sobretudo o fígado, o baço e os rins. Pode causar danos irreversíveis ao sistema nervoso central.

O mercúrio é um metal pesado que afeta o sistema nervoso e cardiovascular, lesa o cérebro, causa paralisia, dormência nos lábios, perda de memória, dor de cabeça e distúrbios emocionais.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp