Trabalho da nefrologia recebe apoio do governador


18/03/2008 10:02

Compartilhar:


O líder do Democratas na Assembléia Legislativa, deputado Estevam Galvão, comemorou em sessão solene o Dia Mundial do Rim, aberta pelo presidente da Casa, Vaz de Lima, em 12/3. O evento recebeu o apoio de José Serra, expressado através de carta: "A iniciativa do deputado é mais que oportuna e converge para a disposição do Executivo de tratar a questão com seriedade. O governo paulista reforça ano a ano a infra-estrutura do Sistema Único de Saúde, para atender os doentes renais em todo o Estado, garantindo cerca de 2,4 milhões sessões de Terapia Renal Substitutiva para 18 mil pacientes em 127 centros de diálise".

Vaz de Lima destacou a importância do evento num país com quase 2 milhões de doentes renais. "O Estado já possui vários serviços gratuitos voltados para a especialidade", ressaltou. Estevam, parceiro da luta contra a doença renal crônica, lembrou que o trabalho precisa ser ampliado. "É preciso que as autoridades dêem atenção ao problema", reivindicou.

O principal motivo da sessão, caracterizada como data histórica, foi chamar a atenção da população para o que é a doença renal e para o sofrimento das famílias diante da doença que, se não tratada a tempo, pode levar ao óbito. Para alavancar a luta contra a doença, o tema precisa ser popularizado", ressaltou Estevam Galvão.

Participaram do evento o representante da Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo, Márcio Dantas, a coordenadora de Prevenção da Doença Renal Crônica, Altair Lima, a coordenadora do Comitê Nacional de Prevenção da Doença Renal Crônica da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Gianna Mastroianni Kirsztein, o coordenador de Gestão Hospitalar da Secretaria de Saúde de São Paulo, Paulo Kron e Carlos Pappine Júnior, da Baxter do Brasil, o vereador Gilberto Natalini e João Egídio.

egalvao@al.sp.gov.br

alesp