Moção de Gonzaga, de apoio à regulamentação da profissão de pedagogo, será votada pela Assembléia Legislativa


31/10/2000 10:08

Compartilhar:


Uma moção dirigida ao presidente da Câmara dos Deputados, de apoio à regulamentação da profissão de pedagogo, foi protocolada pelo deputado Luiz Gonzaga Vieira (PDT) e deverá ser votada em breve pela Assembléia Legislativa de São Paulo. A moção, que já teve parecer favorável da Comissão de Relações do Trabalho, depende somente do aval do presidente da Casa, Vanderlei Macris, para entrar na Ordem do Dia e ser submetida à votação dos parlamentares.

Na justificativa da moção, Gonzaga apresenta um histórico da profissão e a necessidade de sua regulamentação. Novas propostas educativas, com o objetivo de proporcionar uma aprendizagem adequada aos alunos, vêm surgindo desde o século 17, quando o francês Jean Jacques Rousseau apresentou suas propostas paralelamente ao desabrochar da psicologia como ciência independente. Desde então, sucessivas mudanças e alternativas foram apresentadas e, no decorrer desse tempo, a pedagogia vem buscando cada vez mais a eficiência e a eficácia do ensino, tomando a forma de curso. No Brasil, o primeiro curso de pedagogia foi criado no Rio de Janeiro, em 1931. Atualmente, há vários cursos espalhados pelo país inteiro.

O pedagogo já teve dias de glória porém. Mas, passados 60 anos, a classe enfrenta crises e dificuldades em decorrência da inexistência da regulamentação de sua profissão. "Esses problemas foram agravados com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, colocando em risco a excelência da formação do pedagogo", afirma o deputado em sua justificativa. "Além disso, outro problema está relacionado ao estágio, que é indispensável para o bom desempenho do profissional de qualquer área. A falta de oferta do estágio ao pedagogo queima uma fase de extrema importância para sua formação."

Em sua moção de apoio à regulamentação da profissão de pedagogo, Gonzaga

lembra ainda que esses profissionais enfrentam outro grande problema: baixos salários, que desestimulam a profissão.

"Para completar a justificativa da necessidade de urgente regulamentação, é importante ressaltar que de um total de 2 milhões e 200 mil pedagogos ou estudantes de pedagogia no Brasil, 40% se encontram em desvio de função e os outros 60% estão desempregados", concluiu o parlamentar.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Luiz Gonzaga Vieira - 3886-6633/6663)

alesp